11/06/2023

Vereadores solicitam fiscalização e melhorias no transporte coletivo de Cosmópolis

Junior Vieira solicitou o contrato licitatório ganho pela empresa de transporte que já atua na cidade. Cristiane Paes pediu aumento de horários e linhas, especialmente em zonas rurais

Da redação

Em requerimentos enviados ao Executivo e apresentados durante a Sessão Ordinária da Câmara de Cosmópolis, na última segunda-feira (05), os vereadores Junior Vieira (PSDB) e Cristiane Paes (PT) estão solicitando informações sobre o transporte coletivo municipal, em resposta a uma série de denúncias dos cidadãos que utilizam esse meio de transporte.

Junior Vieira solicitou uma cópia do contrato de número 2023/000020, intitulado “Outorga de concessão do serviço de transporte coletivo público urbano e rural por ônibus de passageiros do município de Cosmópolis/SP”. Esse contrato teve início em 6 de março de 2023, com o valor de R$33.749.352,00, destinado à empresa vencedora do processo licitatório aberto no final de 2022 pela Prefeitura Municipal. Relembre.

Essa empresa já atua no município há anos. No entanto, o documento em questão não está disponível no Portal da Transparência. No pedido, Vieira também questiona o motivo pelo qual o contrato não vem sendo executado desde a data prevista na licitação.

Por sua vez, Cristiane Paes solicitou a fiscalização da manutenção da frota utilizada no transporte urbano e rural, bem como a ampliação dos horários de funcionamento tanto na zona urbana como na área rural. Além disso, ela requisitou a construção de pontos de parada cobertos para a população de Cosmópolis.

Horário de circulação

Em seu requerimento, a vereadora afirmou que “os ônibus que circulam na cidade são alvos constantes de atraso nos horários, sendo diária a reclamação de passageiros que passam mais de uma hora aguardando o veículo, sobretudo, nas linhas Rosamélia-Cidade Alta e Parque Ester-Nosso Teto”.

Além disso, ela informou que os últimos horários dos itinerários municipais não coincidem com os horários de fim de aula na rede pública, bem como com a chegada dos últimos ônibus vindos de Paulínia e Campinas, o que dificulta o deslocamento da população para casa com qualidade e segurança.

Uma das denúncias que chegou até a vereadora diz respeito a um estudante que precisa percorrer aproximadamente 15 km a pé até a rodovia, onde pega um ônibus que vem da cidade de Campinas para conseguir chegar à Rodoviária de Cosmópolis e pegar outro transporte para ir à faculdade.

Zona rural

Moradores de bairros rurais como Uirapuru e Nova Campinas enfrentam dificuldades de transporte na região. De acordo com a parlamentar, atualmente apenas o bairro Uirapuru é atendido por uma linha de transporte, porém, essa linha oferece apenas dois horários distintos. “Os horários precisam de expansão, uma vez que não coincide com os horários nos quais os moradores precisam do mesmo para chegar à cidade para trabalhar, às 7 horas da manhã”, expõe Cris Paes no documento.

Quanto aos alunos desses mesmos bairros, eles dependem do ônibus escolar. Quando o ônibus não passa, os estudantes perdem as aulas.

Tarifa

Cristiane Paes também menciona o valor da tarifa do ônibus, que atualmente está em R$4,90, considerado elevado para o uso diário pela população de baixa renda e classe trabalhadora.

Manutenção das frotas e pontos de espera

Além dos demais problemas mencionados, os veículos utilizados para o transporte se encontram em estado de deterioração e não aparentam passar por manutenção regular. Além disso, os pontos de espera não são cobertos e, em alguns locais, possuem pouca iluminação ou falta de sinalização adequada.

Em contato com a assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cosmópolis, o departamento se posicionou em não responder os questionamentos.

…………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Cosmopolense sem prévia autorização por escrito do Portal Cosmopolense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.