08/04/2019

“Associação Amigos da Escola Alemã” luta para manter prédio histórico de Cosmópolis

Em 2019, a "Escola Alemã", como é popularmente conhecida, completa 89 anos de construção e 91 de projeto arquitetônico

Da redação

O único prédio de patrimônio histórico de Cosmópolis. É assim que Alcides Rolfsen, descendente de alemão e presidente da “Associação Amigos da Escola Alemã”, denomina orgulhosamente o espaço. A Escola Alemã, como é popularmente conhecida, completa 89 anos de construção em 2019 e 91, de projeto arquitetônico.

Mas engana-se quem pensa que o prédio da associação é o mesmo que o da escola em si, onde estudavam os alemães. A verdade é que ela ficou conhecida assim (Escola Alemã), pelo fato de que os imigrantes se reuniam semanalmente no prédio, a fim de promoverem atividades de lazer e cultura, dando origem então a “Associação de Canto Campo Sales” ou “Gesang Verein Doutsche Ench”- como era inicialmente chamada.

Na época, os imigrantes realizavam bailes e festas típicas no local, além de ensaios de um coral com vozes masculinas. No entanto, com a saída dos moradores do sítio para a cidade, o prédio acabou sendo esquecido e posteriormente, depredado. Foi então que surgiu a “Associação Amigos da Escola Alemã”, cuja finalidade era realizar a restauração do prédio.

1ª da festa típica alemã

Atualmente, a maior meta da associação é manter o prédio conservado, frente ao valor que ele representa para o município. Por isso, a entidade mantém um convênio com a Prefeitura de Cosmópolis, a fim de que a manutenção no imóvel seja possível e assim, o “único prédio de patrimônio histórico que ficou em Cosmópolis”, como defende o presidente, seja mantido.

No mês de setembro, a Escola sedia a tradicional “Festa Alemã Entre Amigos”, uma festividade que resgata a culinária e a cultura da Alemanha, este ano será a nona edição da típica celebração. “É o principal evento do ano, a gente serve o joelho de porco, prato principal da tradição alemã, e alguns vestem roupas típicas. A festa reúne cerca de 700 pessoas”, aponta o secretário Karl Kadow.

Além da festa, outros eventos são realizados na associação, como exposições, saraus, palestras e aulas do idioma alemão, que acontecem todas as quintas-feiras. Este tem um custo de R$ 150 por mês e pode participar quem se interessar. Somando aos eventos organizados pela entidade, o mês de novembro sedia o “almoço típico”, onde mais uma vez, a culinária alemã é resgatada.

A Escola Alemã está situada na Estrada Antônio Nogueira, Campos Salles. Para visitas é preciso entrar em contato com a direção da Escola pelos números 3872-1749 ou 99330-6061.

Leia mais

Escola Alemã mantém viva a cultura europeia em Cosmópolis

…………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.