11/12/2018

Escola Alemã mantém viva a cultura europeia em Cosmópolis

Associação Amigos da Escola Alemã promove confraternizações sociais e religiosas tradicionais da nação germânica

Da redação

Um dos pontos turísticos mais fortes em Cosmópolis é a Associação Amigos da Escola Alemã, construído na década de 20 por colonos alemães e imigrantes de outras nacionalidades. O prédio, conhecido hoje como ‘Escola Alemã’, está localizado no bairro Campos Salles. A estrutura foi edificada com o objetivo de promover confraternizações sociais e religiosas.

No mês de setembro, a Escola sedia a tradicional “Festa Alemã Entre Amigos”, uma festividade que resgata a culinária e a cultura da Alemanha. Karl Kadow é descendente de alemão, secretário da Associação há cinco anos e explica a festividade. “É o principal evento do ano, a gente serve o joelho de porco, prato principal da tradição alemã, e alguns vestem roupas típicas. A festa reúne cerca de 700 pessoas”, aponta.

“A Associação Amigos da Escola Alemã é importante para o município cosmopolense porque mantém viva a tradição alemã, além de ser um dos únicos prédios antigos na cidade”, evidencia o neto de alemães. Além da festa, outros eventos são realizados na Escola, como exposições, saraus e palestras.,

“A Escola é um prédio público e temos uma sessão de uso. Como mantemos o prédio, fazemos eventos para arrecadar fundos para sua manutenção. Oferecemos também um curso de Língua Alemã às quintas-feiras, que atualmente tem 12 alunos matriculados”, conta Kadow. O curso tem custo de R$ 150 por mês e pode participar quem se interessar.

A Escola Alemã está situada na Estrada Antônio Nogueira, Campos Salles. Para visitas é preciso entrar em contato com a direção da Escola pelos números 3872-1749 ou 99330-6061.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.