21/02/2021

Voluntários reformam casa de família em Cosmópolis

Casa foi reformada em 28 dias; moradores agradecem aos voluntários


Da redação

Um grupo de voluntários cosmopolenses realizaram a reforma de uma residência e a entrega aos seus moradores aconeteceu no domingo (14). A casa que fica no bairro Paineiras, estava em péssimas condições; e o que era pra se fazer uma simples limpeza, tornou-se uma reforma completa com direito a móveis novos para a família.


O pastor evangélico Marcos Ferreira foi um dos que encabeçaram a reforma da casa de um casal de catadores de materiais recicláveis.
A princípio a intenção do grupo era realizar somente uma limpeza da residência. “Mas quando cheguei até o local vi que era preciso ir mais além do que uma limpeza”, diz Marcos que a partir daí começou a buscar voluntários para a mão de obra de uma reforma na residência.

De acordo com o pastor, cerca de 27 pessoas ajudaram, direta e indiretamente. Cada um exercia uma função no grupo. Todos cederam um pouco do seu tempo de descanso para reformar a residência do seu Nelson Mathias e da senhora Hilma Ignácio.
A casa não possuía reboco e todos os cômodos receberam a massa cobrindo todos os tijolos que outrora ficavam aparentes. Além da cozinha que foi modificada para outro cômodo, ganhando uma parede para ficar ainda mais aconchegante.

Um dos proprietários, Nelson, disse que não havia condições de reformar sua residência. Nelson e sua esposa viviam com o rendimento da coleta de material reciclável. Ele diz que ainda aguarda sua aposentadoria.
“Catando papelão, mal dá pra comer e olha lá ainda hein… o papelão foi pra R$0,70 [o quilo]. Tem que catar um caminhão pra dar R$300,00…” comenta Nelson que agradeceu a todos os voluntários que na entrega prepararam um café da tarde e uma pequena oração para os voluntários e os proprietários.

Perguntada sobre a reforma da casa, Hilma é enfática em dizer que tudo foi fruto de orações. E que, de acordo com ela, Deus ouviu seu clamor e lhe trouxe estes voluntários.
“Nossa, maravilhosa. Não esperava… Eu falava pra ele, será que eu vou morrer e não ver o final [reforma] de minha casa?

Claudionor Soares (pintor) e José Linaldo (vidraceiro) também participaram da reforma da residência. Cada um em sua área de trabalho, ajudaram nos mais de 28 dias que durou a reforma da residência.
“Fiz tudo isso e é bom ver a felicidade deles. Que amanhã pode ser a minha, né? Quando a gente ajuda o próximo, Deus dá o dobro para a gente aí.”, alega Claudionor que durante estes 28 dias abdicou de trabalhar em seu serviço para ser voluntário.

Além da mão de obra, José Linaldo que trabalha no município de Holambra (SP), doou todos os vidros para a residência, que segundo ele, antes de ser reformada a casa não possuía.
“É gratificante. Você ver uma pessoa assim, ela merece, dá dignidade né? Agora estão morando numa casa…”, diz José Linaldo que trabalhou durante um dia todo na colocação de vidros.

O pastor evangélico, Marcos Ferreira, diz que todo este trabalho, citando os voluntários e os parceiros que doaram materiais de construção, mostra a ‘prática do amor e de solidariedade’. E que agradece à todos pelo trabalho.
“Sensação de dever cumprido. Usando da prática do amor e de solidariedade ao próximo a sensação é única em ver a felicidade da família que agora poderá contar com uma qualidade de vida. Gratidão à Deus e pelas pessoas que se sensibilizaram com a história desta família”, finaliza.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.