19/12/2018

Voluntários fazem limpeza no entorno da ‘Lagoa da Vila Cosmo’

Mais de vinte pessoas trabalharam na capinação do entorno e na remoção de plantas aquáticas do local

Henrique Oliveira

Engajados em deixar o local limpo, cerca de vinte pessoas trabalharam na limpeza e revitalização do entorno da mini-bacia de acumulação – mais conhecida como Lagoa da Vila Cosmo – desde a última quinta-feira (13) em Cosmópolis. Com o uso de enxadas, facões, roçadeiras, uma retroescavadeira e um caminhão basculante, os voluntários capinaram o entorno da lagoa onde estão localizados bancos e uma pista de caminhada.

A retroescavadeira fez o serviço de remoção de algas que ficam às margens da lagoa e, no carregamento do caminhão, foi dispensado todo material orgânico. Silvio Luiz é o proprietário do maquinário utilizado pelos voluntários para a limpeza da lagoa e diz que se dispôs a auxiliar no trabalho, pois é morador do bairro e sente-se incomodado com a falta de manutenção do local.

“Nós queremos manter limpo, por isso, coloquei as minhas máquinas à disposição. Eu sou daqui da cidade e, por livre e espontânea vontade, não cobrei nada. Coloquei minha máquina e meu caminhão para trabalhar aqui. Nós queremos deixar isso aqui um ‘brinco’, um ponto de visita da cidade”, explicou o munícipe.

Silvio e os voluntários disseram que dois caminhões basculantes foram utilizados somente no primeiro dia para descarte do material orgânico retirado da lagoa e de suas margens. Vários jovens, senhores e idosos auxiliaram na pintura de muretas, bancos de concreto e do portal da lagoa. Assim, pincéis e rolos estavam a todo vapor para revitalizar o lugar que já foi utilizado por muitos cosmopolenses e visitantes. Nas paredes de um muro da lagoa foi realizado um ‘grafiti’ por um artista plástico cosmopolense.

Dona Maria Odília e Sueli estavam desde a sexta-feira (14) ajudando na limpeza e revitalização da ‘Lagoa da Vila Cosmo’. Ambas afirmaram que quando foram convidadas para trabalhar na revitalizar do local, pensaram logo nos netos e filhos, já que eles utilizam o espaço em momentos de lazer, sobretudo na pescaria.

Maria Odília, moradora da rua Monte Castelo, há 100 metros da lagoa, além de dona de casa também se arrisca na pescaria no local que hoje ajuda a revitalizar. “Tinha muito mato e nem dava para ficar às margens da lagoa. A gente pesca aqui todos os dias, e esta é a única represa que existe no meio da cidade. Então, nós temos que cuidar, ir à luta”, defendeu a moradora de 59 anos.

“Nós capinamos, nós limpamos, nós pintamos… o que dá para nós fazermos nós fazemos”, complementou.

Sueli Zinete, também moradora do bairro, disse que, hoje, a lagoa está mais bonita. E que ‘pegou o facão’ para trabalhar na revitalização para deixar o bairro mais bonito e um local agradável para os dias de calor. “É um lazer da gente, né? É o que temos na cidade. Acredito que com esta limpeza, outras pessoas poderão frequentar o local”, justifica a dona de casa.

Tanto Maria Odília, quanto Sueli, há dois meses convocaram uma manifestação assim que se iniciou a mortandade de peixes na Lagoa da Vila Cosmo.

O vereador Humberto Hiroshi (PT) disse que reuniu-se com os moradores das imediações da lagoa e decidiu por realizar o mutirão de limpeza no entorno da represa. Para o parlamentar, a união das pessoas foi um fator determinante para melhorar o aspecto da área de lazer da cidade.

“Vendo a situação que estava esta lagoa há alguns meses, onde os moradores fizeram um protesto aqui quando peixes estavam morrendo,  e os moradores do entorno pediram para que fizéssemos um mutirão para limpar e revitalizar a lagoa, decidi ajudar”, alega Hiroshi (PT). O edil disse que uniu a população e a iniciativa privada para realizar a ação.

“Meu intuito é fazer que tanto a autoridade, a população e os comerciantes, a iniciativa privada, trabalhem em união. Não é pelo motivo de eu pagar imposto que tenho que ficar sentado e ver minha cidade afundar”, diz o representante do Poder Legislativo cosmopolense. E completa, “eu vejo que as pessoas querem melhorar a cidade, elas têm esperança. Isso daqui [mutirão] é a esperança deles em ação”.

Neste domingo (23) será realizado um evento com música na rua da lagoa para comemorar a revitalização.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.