29/10/2019

Você sabe a importância da contenção d’água?

O Grupo Bom Retiro em parceria com a Casa da Agricultura, explica a importância e benefícios da contenção de águas de chuva para agricultura

Informe Publicitário

A chuva é essencial e indispensável para a agricultura. Dependemos dela desde o plantio até a colheita. Contudo há necessidade de alguns cuidados essenciais para o bom aproveitamento da mesma no solo, entre elas a contenção das águas.

Contenção de água? Nunca ouvi falar! Por isso, o Grupo Bom Retiro em parceria com a engenheira agrônoma Roseli Teresinha Paes da Casa da Agricultura, explicam a importância e benefícios da contenção de água tanto para o solo quanto para proprietários de terras e moradores de regiões agrícolas.

Uma simples contenção de água promove melhorias nas condições físicas e químicas de fertilidade dos solos. Já para os proprietários das terras, ela potencializa a produtividade das culturas, com diminuição dos custos financeiros de produção. Os moradores da região também são beneficiados com a prática, porque ela traz segurança hídrica no abastecimento humano e industrial.

Roseli explica que quando ocorre a chuva, as gotas atingem o solo e desagregam partículas da terra, que são carregadas para os pontos mais baixos, os cursos d’água. “Se nenhuma medida de controle é adotada, a enxurrada ganha velocidade e transporta para os rios grande quantidade de sedimentos e produtos químicos”.

A engenheira também explica que se cada proprietário de terra não conter a água da chuva de sua propriedade, podem ocorrer mudanças na coloração da água dos rios decorrente deste transporte ultra rápido. “Os rios vão ficando mais rasos e aumentam os problemas com enchentes durante as chuvas e de falta de água nos períodos de estiagem, pois perdem a capacidade de suporte”, acrescenta.

Os proprietários de terra que não realizam a conservação de solo através da contenção de água, deixam de cuidar de nosso vasto lar e, com isto, provocam sérios problemas com a fiscalização. “O solo é considerado patrimônio da humanidade e seu uso é fiscalizado pelo Estado”, explica Roseli.

O Grupo Bom Retiro salienta que através da correta construção de terraços e curvas de nível, retendo a água dentro da área cultivada, além da conservação da fertilidade do solo, também há o melhor aproveitamento da umidade e diminuição de riscos de erosões.

Viu só como práticas simples podem mudar a fertilidade do solo e ajudar o meio ambiente? Se você deseja equipes técnicas especializadas, capazes de orientar seus produtores no manejo do solo agrícola entre em contato com a Secretaria da Agricultura e Casa da Agricultura de Artur Nogueira!

A fazenda do Grupo Bom Retiro, está localizada na Rodovia SP 107, km 40, em Artur Nogueira. O telefone para contato é (19) 99795-7651. Conheça mais sobre a empresa acessando o site e curtindo a página no Facebook.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.