19/02/2019

Vereadores de Cosmópolis fazem moção de repúdio à EMTU e VB Transportes

Na moção, vereadores dizem que o último reajuste foi acima da inflação registrada no país

Henrique Oliveira

Os vereadores de Cosmópolis, Renato Trevenzolli (PSDB) e Mestre Aldenis Mateus (MDB), apresentaram uma Moção de Repúdio contra a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, EMTU e contra a VB Transportes. Segundo o documento, eles apresentam protesto à EMTU, que é uma autarquia pública da Secretaria de Transportes Urbanos do Estado de São Paulo, e a VB Transportes com relação ao aumento do preço das tarifas do transporte metropolitano. Os parlamentares consideram que o reajuste da tarifa do transporte metropolitano está acima da média inflacionária.

No início de fevereiro, os usuários foram informados que as tarifas metropolitanas tiveram um reajuste de 11,24%. E de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Médio (IPCA), que foi citado na moção, a inflação no período foi de 3,75%. O índice é medido mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE.

A moção ainda cobra as ‘promessas de melhorias futuras para os usuários’. Para justificar a medida, os edis dizem que “o aumento ocasionou revolta e indignação dos usuários do sistema de transporte metropolitano devido às dificuldades geradas pela crise financeira no país, agravada pelos altos índices de desemprego na região”.

Ainda, no texto, Renato Trevenzolli (PSDB) e Mestre Aldenis Mateus (MDB) dizem que além da superlotação dos ônibus – que traz riscos e desconfortos aos usuários -, o transporte público metropolitano “que tange às linhas Cosmópolis-Campinas, e vice-versa, apresenta uma série de problemas e deficiências, que ocasionam transtornos aos seus usuários”.

A votação da moção foi unânime no plenário da Câmara de Cosmópolis e segue para as empresas, tanto a pública quanto a privada.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.