04/03/2021

Veículos da Saúde de Cosmópolis estão há 4 anos parados para manutenção

Sindicância interna será aberta para apurar o porquê das ambulâncias estarem paradas


Da redação

Onde era para ter uma maca para socorrer pacientes, muita sujeira e peças de motor à diesel espalhadas. O que era pra servir a população no transporte para tratamentos médicos em outras cidades, estão em estado deplorável. Muita sujeira, pneus murchos e motor sem condições de rodar. Dois veículos da Secretaria de Saúde de Cosmópolis estão parados há quatro anos de acordo com uma denúncia feita pelo Secretário Municipal de Administração, José Carlos Agnelo.


Desmonte

Uma ambulância Mercedes Benz/Sprinter e uma van Fiat/Ducato estão paradas em um pátio com os motores desmontados e embaixo de sol e chuva, sendo depreciadas com a ação do tempo. Ambos os veículos fazem parte da frota de veículos que levariam pacientes para hospitais da região, mas estão parados.

Levantamento

O Secretário disse que está realizando um levantamento (a pedido do Prefeito) da frota municipal de veículos. E que em dado momento se deparou, no sistema da Prefeitura, com estas duas vans que constam como ativas mas que estão paradas para manutenção há quatro anos.

“Para minha maior perplexidade, elas [ambulâncias] estão paradas há quatro anos, e nós em uma pandemia que não sabemos que horas vamos ter o lockdown… e todos desleixando com o dinheiro público”, destaca.

Ambulância semi-UTI

Um dos veículos se trata de uma ambulância, Semi-UTI, que está com seu motor totalmente desmontado. As peças deste motor estão colocadas em meio aos compartimentos onde ficariam equipamentos médicos, como desfibrilador e cilindro de oxigênio. O veículo, uma van Mercedes-Benz, de acordo com Agnelo, tem o valor atualizado de R$90 mil. Já a van Fiat/Ducato, R$72 mil.

“As duas constam como ativas, e nós vimos que não tem como estarem ativas, né?, diz Agnelo se referindo ao fato de ambos os veículos estarem parados com os motores desmontados.

Perguntado se haverá uma investigação para apurar os motivos destes veículos estarem parados, sendo deteriorados pela ação do tempo, o secretário diz que será aberta uma sindicância interna e que poderá até ser acionado o Ministério Público.

“Que pegue as pessoas que eram responsáveis da outra administração e que processe, né? Isso é mau uso do dinheiro público. É jogar dinheiro no lixo. Doa a quem doer, vai pagar por aquilo que está errado”, exclama Agnelo.

Reclamações

Na semana passada, o Portal Cosmopolense mostrou o drama de um homem que aguardou por mais de seis horas pelo retorno à sua casa após uma consulta médica na Santa Casa de São Paulo. Francisco ficou deitado no gramado da unidade hospitalar, sentindo fortes dores, aguardando a volta da ambulância municipal.
Uma das respostas da Prefeitura de Cosmópolis sobre o ocorrido foi da grande demanda de pacientes que a pasta transporta por dia. Na data do fato, a Prefeitura disse que cinco ambulâncias estavam transportando pacientes.

Perguntado se há condições de voltar estas ambulâncias no transporte de pacientes, Agnelo disse que vai levantar os custos de manutenção para saber se há possibilidade.

“Nós vamos fazer este levantamento, ver o custo disso, e ver a possibilidade de voltar a funcionar, a atender a população. Caso não haja, vou sugerir ao prefeito que venda (em leilão ou arremate) e compre uma que funcione”.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.