18/11/2019

Turismo pedagógico é novidade em Cosmópolis

Viagens sempre são com intuito de promover um aprendizado fora da sala de aula

Da Redação

Muitas gerações já passaram por isso: planejar e sair com amigos da escola para excursões organizadas pelos professores com o intuito de passar um dia diferente fora de sala de aula. Isso pode ser incluído numa experiência pedagógica e o melhor: os pais podem ficar tranquilos.
De acordo com o Cadastro Nacional de Serviço do Setor (Cadastur), órgão do Ministério do Turismo, estima-se que quase três mil agências já trabalham com o turismo pedagógico no Brasil, e qye cresce a cada ano. Diferente do tradicional passeio escolar, que outrora servia apenas para lazer, este segmento se caracteriza por viagens que se encaixem dentro do currículo escolar de qualquer faixa etária.


O Portal Cosmopolense esteve em uma viagem com a agência ‘Mãe Coruja’ que é a única em Cosmópolis neste segmento. Nossa reportagem esteve com alunos, professores e monitores em uma viagem da Escola Municipal Rodrigo Octávio Langaard Menezes, no município cosmopolense, que teve como destino um resort na cidade de Charqueada (SP), na região de Piracicaba.

A saída do ônibus é o momento em que muitos pais mais ficam apreensivos, despedida dos pequenos causa saudades e também, preocupação. Mas, dentro do pacote pago pelos pais estão inclusos os monitores, que são divididos em dois por ônibus. Além de zelar pelos pequenos, estes proporcionam muitas brincadeiras para entreter e ensinar.

Foram quase 1 hora e meia de viagem até que os alunos chegassem ao local. Muito verde e segurança, o parque disponibiliza mais três monitores que realizam a acolhida, servem o café da manhã e juntos mostram cada atividade para os alunos. Neste local, os alunos aprenderam a cuidar da natureza. Em meio uma trilha (antes verificada pelos funcionários do parque a ausência de bichos e animais) eles se lambuzaram com a lama do pequeno riacho que passa pela região.


Após conhecer uma ‘Usina de Reciclagem’ com vídeos explicativos sobre males do lixo para a natureza, os alunos mais aventureiros puderam caminhar em um pequeno circuito radical (todo adaptado para crianças), uma tirolesa e conhecer os ‘mistérios da mata’ no quesito de preservação da natureza e preservação da fauna.
Mas, o ponto alto da visita dos alunos da ‘Escola do Rodrigo’, foi a descoberta da vida de antigos habitantes do planeta Terra: os dinossauros. E após uma longa caminhada em um túnel, um vídeo explicativo, eles puderam conhecer o ecossistema da época e o maior e mais temido dinossauro: o ‘tiranossauro-rex’ que apareceu entre as pedras.
A ‘Mãe Coruja’, professora aposentada Marlene Ferreira Cardoso, diz que o passeio pedagógico do aluno aprimora os conhecimentos do aluno além de dar uma força nos estudos. “Enriquece o currículo escolar deles, aprimora o conhecimento e ajuda na complementação do que ele já aprendeu na sala de aula”, afirma.

A intenção, segundo a professora Marlene, é de agregar conhecimento e lazer para os alunos, de diversas idades.
“Estes passeios trazem diversão e conhecimento. Eles precisam sair da sala de aula para aprender”, diz Marlene.
Além de ser proprietária da agência, Marlene foi diretora de escola e pedagoga. De acordo com ela, estes passeios são necessários já que também ajudam quando eles retornam para a sala de aula, sempre muito cheio de histórias e mais conhecimentos.
“Melhora a disciplina, a atenção, a convivência com o grupo e com os professores. É um conhecimento amplo que eles tem com estes passeios”, finaliza Marlene.

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.