10/09/2021

TRISTEZA: Grande área do Matão de Cosmópolis é consumida por fogo

Defesa Civil trabalhou para que fogo não atingisse mata ciliar de rio; área é protegida por Leis federais

Da redação

Uma grande área do Matão de Cosmópolis foi consumida pelo fogo no final da tarde desta quinta-feira (09). A informação é da Defesa Civil de Cosmópolis que juntamente com a equipe de Artur Nogueira tentaram combater as chamas, mas a uma grande área foi atingida.

De acordo com o Coordenador da Defesa Civil de Cosmópolis, Reginaldo Risonho, no final da tarde desta quinta-feira um incêndio atingiu uma grande parte da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Matão de Cosmópolis. O coordenador narra as equipes da Defesa Civil de Cosmópolis e Artur Nogueira, além da Brigada de Emergência de uma usina de etanol da cidade, trabalharam para tentar conter as chamas; porém por mais que o efetivo estivesse empenhado, o fogo se alastrou rapidamente.

Risonho ainda diz que não consegue mensurar o tamanho da área atingida pelo fogo – mas pela sua experiência – ele assegura que foi a maior que ele pode ver. “Acredito que seja a maior área devastada pelo fogo que eu já presenciei no Matão de Cosmópolis”, diz o coordenador.

O trabalho de combate

Três equipes diferentes trabalharam no combate às chamas: Defesa Civil de Cosmópolis e Artur Nogueira, além da Brigada de Incêndio da Ester Agroindusatrial.
As equipes trabalharam com o uso de caminhões-pipa e abafadores para conter as chamas. O trabalho, além de tentar conter o avanço das chamas, foi de proteger a mata ciliar do Rio Pirapitingui por meio das queimadas da palha da cana de açúcar do canavial que fica ao lado da floresta de mata atlântica do município. “O que daria um prejuízo maior ainda”.

Incêndio criminoso

O coordenador da Defesa Civil de Cosmópolis, Reginaldo Risonho, diz que há no mínimo duas possibilidades de serem os causadores do incêndio: uma delas é de um homem que na semana passada foi visto colocando fogo na palha da lavoura de cana. Outra possibilidade está dentro de uma vela que as equipes encontraram próximo à mata.
Mesmo com estas duas possibilidades, Risonho assegura que o incêndio foi criminoso e que trabalhará na elucidação do caso.
Ele ainda diz que por conta da estiagem, que atinge a região, toda a vegetação próxima ao Matão de Cosmópolis, está seca. Isso auxilia na propagação do fogo aliado com o vento que estava no momento.

Área Federal é protegida por Lei

A área total da ARIE Matão de Cosmópolis é o primeiro fragmento de mata atlântica protegida pelo Ministério do Meio Ambiente no Brasil. Em 1983, o então Presidente da República, General João Batista Figueiredo, declarou a área como protegida pela Federação. Desde lá, o local recebe a permanente vigilância do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade e contém Leis específicas para proteção do fragmento de mata que está com seu perímetro em 63% no município de Cosmópolis e 37% em Artur Nogueira.

No local, existem diversas espécies de animais como onças pardas, marsupiais, aves e répteis. Sobre as onças, o local faz parte do Corredor das Onças que protege e monitora os felinos que habita nesta área e caminha em um corredor que vai até a Mata de Santa Genebra em Campinas.

Imagens: Defesa Civil de Cosmópolis, Instituto Corredor das Onças e Ester Agroindustrial

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.