21/11/2020

Transposição de água do rio Jaguari é interrompida em Cosmópolis

Medida gerava mais de 6 milhões de litros por dia na bacia de acumulação


Da redação

A transposição de água do rio Jaguari para a represa do rio Pirapitingui foi interrompida na última quarta-feira (18) em Cosmópolis.
A medida emergencial, realizada pela Ester Agroindustrial em parceria com a Prefeitura de Cosmópolis, foi interrompida depois de quase 1 semana funcionando, bombeando água do rio Jaguari até a bacia de acumulação do rio Pirapitingui.

De acordo com o Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Cosmópolis, a transposição foi interrompida temporariamente por conta do aumento da vazão de água que está sendo percebido pela Secretaria Municipal de Saneamento Básico, vindo pelo rio Pirapitingui.

Ainda de acordo com a nota, emitida pela secretaria, a vazão é maior do que a que estava sendo retirado do rio Jaguari; para a secretaria, o volume de chuvas dos últimos três dias (95 milímetros) ajudou nesta vazão.
“Segundo a Secretaria de Saneamento Básico, a transposição foi suspensa temporariamente tendo em vista que o volume de água das chuvas (95mm nos últimos três dias) tem sido maior do que o volume de retirada do Rio Jaguari autorizado pelo DAEE”, diz a nota na íntegra.

Na tarde do último dia 12 de novembro, foi realizada obra para transposição da água do rio Jaguari para a represa de Cosmópolis.
Esta medida foi realizada em parceria da prefeitura com uma empresa, onde um duto de 850 metros de extensão levava 6 milhões de litros de água para a represa.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.