09/06/2022

Trabalhadores rurais participam de treinamento de combate à incêndio em Cosmópolis

Diversas técnicas e procedimentos para prevenir e combater incêndio no campo foram utilizadas


Da redação

Produtores, proprietários, trabalhadores rurais e agentes da Defesa Civil de Cosmópolis, participaram nesta semana do Curso Incêndio – Prevenção e Combate no Campo, uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), o Sindicato Rural de Campinas e a Prefeitura de Cosmópolis por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA).

A capacitação que foi ministrada pelo Instrutor Ricardo Fenólio com carga horária de 16 horas de teoria e prática.
O curso está inserido no cronograma de atividades do “Junho Verde 2022”, nas ações promovidas pela SAMA, que durante todo o mês promoverá e incentivará sugestões nas mudanças de hábitos e comportamentos com as questões ambientais no município, promovendo um crescimento responsável, efetivo e sustentável.

A prevenção e combate a incêndio no campo são fundamentais, visto que tem ocorrido grande incidência de incêndios em matas e propriedades rurais, ocasionando danos à vida, ao meio ambiente e ao patrimônio. Em tempo de seca, os riscos de incêndio aumentam. Todos os anos, áreas urbanas, florestas naturais e campos são atingidos pelo fogo causado por fenômenos naturais, como raios, acidentes e cigarros acesos lançados à beira das rodovias, ou pela prática da queimada para a limpeza de áreas.

Existem diversas técnicas e procedimentos para prevenir e combater incêndio no campo, os quais são padronizados a fim de serem utilizados em qualquer situação. O que se pretende é ter um aviso e combate mais breve dos incêndios. Com a conscientização que o que se espera é uma redução de dano ambiental por essa ação integrada.
……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.