30/10/2020

Sistema de captação é alternativa para estiagem em represa de Cosmópolis

Bombas tem menor capacidade que as existentes na ETA, mas é uma opção para não interromper fornecimento de água


Da redação

A Estação de Tratamento de Água (ETA Pirapitingui) de Cosmópolis está com uma nova alternativa de captação de água. Duas novas bombas foram colocadas pelo Departamento de Água e Esgoto (DAE) para tentar captar água do manancial em um local mais longe das atuais manilhas que captam água no sistema.

Elas focam sobre a terra e com uma mangueira, sugam a água da represa enviando até a Estação de Tratamento. Esta foi uma alternativa à escassez de água que a represa que abastece Cosmópolis está passando por conta da estiagem.

Este recurso está captando água há mais de 20 metros de distância para dentro da represa. Seguro com galões, para se chegar ainda mais longe, esta é uma segunda tentativa de amenizar os efeitos da falta d´água em Cosmópolis.

Na semana passada, o DAE, anunciou que faria uma pequena obra no fundo da represa para que uma ‘calha’ jogasse água próximo à ETA. De acordo com o DAE, este procedimento não teve efeito.

Em uma nota dirigida à população, o DAE pede para que não se desperdice água neste período.
” Mesmo com essas obras, a situação continua crítica e o volume de água diminui a cada dia. Para que o DAE consiga abastecer a cidade até que o período de chuvas recupere os níveis da Represa é urgente que a população use água de forma consciente e somente para o essencial. O momento requer o esforço de todos. O DAE está fazendo a sua parte, faça a sua também. Não lave veículos, calçadas e ruas”.

Imagens: Luiz Oliveira

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.