01/09/2021

Síndrome do olho seco atinge cerca de 30% da população mundial

Em Artur Nogueira você pode contar com o profissionalismo e ampla experiência do médico oftalmologista, Matheus Vieira

Informe publicitário

A doença do olho seco, também conhecida como síndrome da disfunção lacrimal, ocorre quando existe uma diminuição da produção de lágrimas, ou então quando as lágrimas evaporam muito rapidamente, o que é conhecido como “olho seco evaporativo”. 

A Disfunção das Glândulas de Meibomius é a causa mais importante do olho seco evaporativo. É extremamente comum, afetando entre 10 e 30% da população. A função principal da lágrima é lubrificar e nutrir as células da superfície da córnea e da conjuntiva. Além disso, protege a superfície ocular dos efeitos nocivos do meio ambiente.

O paciente que apresenta olho seco pode apresentar uma série de sintomas, os mais comuns são:  

  • Sensação de corpo estranho ou areia nos olhos; 
  • Ardor; 
  • Irritação; 
  • Olhos vermelhos; 
  • Produção excessiva de lágrimas (olhos lacrimejantes) – em alguns casos iniciais do olho seco evaporativo; 
  • Visão turva ou embaçada que melhora ao piscar; 
  • Desconforto na leitura, ao assistir televisão e em frente à tela do computador e 
  • Dor. 

O diagnóstico deve ser feito por um médico oftalmologista através de testes que medem a produção e a qualidade da lágrima. Os testes são rápidos, indolores e não invasivos.

Dentre os tratamentos estão:

  • Mudança de estilo de vida
  • Lubrificantes
  • Ômega 3 e 6
  • Anti-inflamatórios
  • Higiene palpebral

E também, o tratamento com luz pulsada da blefarite que é feito com uma sessão por mês durante 3 meses e, em seguida, é aconselhável repeti-lo uma vez ou duas vezes por ano, como um lembrete. É um tratamento muito confortável e indolor, mas o maior benefício de tratar a blefarite com luz pulsada é que ele consegue, na maioria dos casos, uma melhoria do funcionamento das glândulas de Meibómio e da qualidade do filme lagrimal logo após a primeira sessão, melhorando a lubrificação da superfície ocular, diminuindo a evaporação do filme lacrimal e da qualidade de vida do doente.


Não perca tempo! Agende hoje mesmo uma consulta  com um oftalmologista de confiança e garanta a saúde visual para toda a família. Em Artur Nogueira você pode contar com o profissionalismo e ampla experiência do médico Matheus Vieira. Formado em medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2010, residência em oftalmologia pela Universidade de Campinas (Unicamp) e mestrado em Ciências Médicas também pela Unicamp (2018), o Dr. Matheus atua na área do ensino de residentes na Unicamp e como pesquisador, com objetivo de proporcionar maior conforto e saúde visual aos pacientes.

Em 2021, além de fazer consultas em modalidade particular, o oftalmologista também está atendendo uma ampla gama de convênios, dentre eles Unimed, Santa Casa de Limeira – Frei Galvão Saúde, Beneficência Portuguesa, PlanSaúde e Medical. O consultório do Dr. Matheus Vieira está sediado na Clínica Cáritas, localizada na Avenida 15 de novembro, 892, em Artur Nogueira. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 8 às 17h. Para mais informações ligue (19) 3877-5313. Se preferir, clique aqui e agende sua consulta. 

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.