31/10/2019

SESI Cosmópolis recebe exposição que critica “branqueamento da população”

Mostra "White face and Blonde Hair" coloca em discussão o padrão de beleza caucasiano e nórdico adotado pela sociedade brasileira. A entrada é gratuita

A Estação SESI de Cultura-ESC Cosmópolis inaugura no próximo dia 1º de Novembro a exposição White Face and Blonde Hair, registro fotográfico da performance da artista Renata Felinto, realizada na rua Oscar Freire (ponto de comércio de luxo em São Paulo). A mostra, que fica em cartaz até o dia 28 de Novembro, faz parte do projeto Exposições Itinerantes do SESI-SP. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta, das 8h às 20h30, e aos sábados das 10h às 17h30.

Performance da artista Renata Felinto

As imagens mostram a própria artista travestida com uma peruca loira e o rosto pintado de branco. O intuito era questionar o recurso do blackface, largamente empregado por atores brancos no passado e na atualidade para representar negros. Durante sua performance, assim como uma consumidora típica do local, ela olhou vitrines de lojas, entrou em algumas delas e parou para degustar um café e observar o movimento das pessoas.

O trabalho coloca em discussão o padrão de beleza caucasiano e nórdico adotado pela sociedade brasileira, ainda que metade de sua população se autodeclare afrodescendente, e traz à tona as históricas e hoje esquecidas tentativas de branqueamento da população.

Sobre a artista

Renata Felinto (1978) é bacharel, mestra e doutoranda em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Trabalha há 11 anos com arte e educação em museus e espaços culturais. De 2004 a 2011 atuou no Museu Afro Brasil como coordenadora do Núcleo de Educação. Publicou e organizou diversos artigos e livros; planejou e ministrou cursos, eventos e palestras; organizou e participou de diversas exposições. Desenvolve instalações e objetos e trabalhos em fotografia, pintura e desenho. Expôs no Brasil e no exterior; em 2012 recebeu o Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Cultural Palmares pelo desenvolvimento da série Afro Retratos.

Sobre as Exposições Itinerantes

O projeto Exposições Itinerantes apresenta obras originais ou reproduções fotográficas, criando circuitos alternativos de mostras de artes visuais nas unidades do SESI-SP e nas indústrias associadas, por meio do serviço Caixa de Cultura, para promover o contato e a difusão da arte e expressar a imensa diversidade cultural brasileira e mundial. Essa é mais uma iniciativa do SESI-SP para levar cultura e conhecimento à sociedade.

SERVIÇO

White Face and Blonde Hair 

Local: ESC de Cosmópolis – Av. Saudade, 1107

Datas e horários: de 1º a 28 de Novembro – segunda a sexta, das 8h às 20h30, e aos sábados das 10h às 17h30.

Informações: (19) 3812-1941

Entrada gratuita

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.