21/06/2024

Segundo dia de vacinação contra raiva animal acontece neste sábado, em Cosmópolis

Evento anterior imunizou 556 cães e 83 gatos contra doença viral que pode atingir humanos e é letal em 100% dos casos

IMAGEM: PREFEITURA

Felipe Pessoa

Neste sábado (22), acontecerá o dia D de vacinação contra raiva à cães e gatos em Cosmópolis. A vacina deve ser aplicada em animais que tenham a partir de quatro meses de idade, com reforço anual. O evento ocorre das 8h às 11h, na UVZ – Unidade De Vigilância De Zoonoses, localizada na rua Max Hergert, n° 86.

O fim de semana anterior também contou com um dia especial para a vacinação dos bichinhos. Com promoção da Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, 556 cães e 83 gatos foram imunizados contra raiva durante o evento, como noticiou o Portal Cosmopolense.

IMAGEM: PREFEITURA

A raiva não atinge apenas os animais – a condição ataca o sistema nervoso e pode ser transmitida por qualquer mamífero que esteja infectado, selvagem ou doméstico.

Em janeiro deste ano, o Ministério da Saúde divulgou um boletim epidemiológico sobre doenças negligenciadas no Brasil. Entre as condições listadas, está a raiva.

Em reparação ao agravo nos cuidados contra a doença, trecho do boletim divulgado diz que “O Brasil assumiu o compromisso de validação da eliminação de raiva humana mediada por cães junto à Opas (OMS) até 2026, mediante o fortalecimento das ações de vigilância nos estados e municípios e elaboração e um dossiê a partir de 2024”.

Um outro boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde explica que, anualmente, a raiva causa a morte de 60 mil pessoas no mundo, e 99% dos casos são transmitidos por cão doméstico (Canis lupus familiaris) na Ásia e África.

[Figura 3: Ciclo da raiva em cachorros-do-mato/raposa (Cerdocyon thous), humanos, cães, gatos e animais de produção (bovinos, caprinos, ovinos e asininos)]

Figura 3: Ciclo da raiva em cachorros-do-mato/raposa (Cerdocyon thous), humanos, cães, gatos e animais de produção (bovinos, caprinos, ovinos e asininos) Fonte: Coordenação-Geral de Vigilância de Zoonoses e Doenças de Transmissão Vetorial do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde (CGZV/DEIDT/SVS), 2021

Desde 1973, o Brasil mantém o Programa Nacional de Profilaxia da Raiva (PNPR), um programa fruto de convênio entre o Ministério da Saúde, Ministério da Agricultura, a Central de Medicamentos, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Profilático, o programa consiste em estratégias preventivas contra a raiva e busca barrar a transmissão da doença entre espécies, uma vez que o vírus apresenta letalidade em aproximadamente 100% dos casos.

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.