19/07/2019

Secretaria de Segurança lança campanha ‘Cosmópolis sem cerol’

Guarda Municipal poderá apreender linhas com cerol no município

Da redação

A Secretaria Municipal de Segurança Pública lançou a campanha ‘Cosmópolis sem cerol’ que tem como objetivo conscientizar os praticantes das brincadeiras com pipas dos perigos do uso do cerol em linhas. Mas, além da conscientização, os Guardas Municipais estão apreendendo linhas e objetos cortantes dos praticantes pelas ruas cosmopolenses. De acordo com a pasta, o ato consiste na aplicação da Lei Municipal 2654/2003 que proíbe tanto o uso, quanto a comercialização e armazenamento do cerol.

“É um programa que visa mais a conscientização, de um lado, orientando as famílias, e, por outro lado, fazendo um trabalho de apreensão desse material utilizado negligentemente. Queremos incinerar todo o material apreendido”, disse o Secretário de Segurança e Trânsito, Carlos Alberto Cavagnini. O popularmente conhecido cerol é feito com cola branca e vidro moído. Esta mistura é aplicada nas linhas que conduzem a pipa no voo.

“A orientação para os motociclistas é que instalem a antena corta pipa em suas motos, aumentando ainda mais a segurança durante seu percurso. As pessoas também podem denunciar o comércio ilegal de cerol e linha chilena para garantir uma brincadeira saudável de adultos e crianças. Para isso é só encaminhar as denúncias para os números da GM”, disse o comandante da Guarda, Neandro Mazilio Coelho.

Além do cerol, existe uma fórmula ainda mais perigosa: a linha chilena. Esta é uma mistura de quartzo moído e óxido de alumínio que pode aumentar o poder de corte em quatro vezes. Este tipo de brincadeira pode ser mais séria do que se imagina. Com o uso destas substâncias, um motociclista, ou animal ou até um pedestre podem ter parte do corpo cortado. E no caso dos motociclistas, o risco é ainda maior, com a soma da velocidade e do pescoço muitas vezes sem proteção. Muitos casos de corte e morte de motociclistas são registrados nesta época do ano no Brasil por conta das linhas cortantes.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.