02/04/2019

Secretaria de Promoção Social lança ‘Carteira de Identidade do Autista’ em Cosmópolis

Lei assegura atendimento preferencial aos portadores do autismo em repartições públicas e comércios da cidade

Da redação

A partir desta segunda-feira (1) , a Secretaria de Promoção Social de Cosmópolis, começará a emitir a ‘Carteira de Identidade Autista’, que ajudará na inclusão social dos que possuem o Transtorno de Espectro Autista para atendimento preferencial em comércios e repartições públicas da cidade.

A carteira é uma simplificação de identificação do autista. Certo de que as pessoas que possuem a deficiência já possuem atendimento preferencial, porém, para prová-la o deficiente – ou o seu responsável – necessitava apresentar muitos documentos e laudos para assegurar seus direitos.

“A carteirinha vem para complementar uma outra Lei que nós fizemos anteriormente que é a Lei do Atendimento Preferencial para as pessoas com autismo. Nós pensamos que a mãe vai com o filho que tem direito ao atendimento preferencial, mas aí ela teria que levar muitos documentos, que é o laudo médico, para se identificar. Aí nós criamos a carteirinha para simplificar, argumenta Cristiane Paes.

A Lei Municipal 3954/2018, de autoria da Vereadora Cristiane Paes (PT), é a legislação que autoriza o atendimento preferencial dos autistas em estabelecimentos comerciais e públicos de Cosmópolis. A cidade ganha muito na questão da inclusão do autista na sociedade. O autismo é recente e agora que está sendo divulgado e ainda existem muitos estudos. Nós pegamos muitas idéias do Estado de Goiás”, revela a vereadora autora da Lei.

Visualmente, o autista não aparenta nenhuma característica física, mas quando o responsável por um autista, por exemplo, exerce seu direito do atendimento preferencial, acabam sofrendo descriminação por parte de pessoas que desconhecem o transtorno, como alega o Secretário Municipal de Promoção Social, Maurício Wagner Jorge.

O secretário Maurício assegura que as unidades do CRAS de Cosmópolis já estão preparados para receberem os autistas e seus responsáveis para a emissão da carteirinha e com informações sobre os documentos necessários para realizar o cadastramento. Realizaremos a confecção de cartazes e maior divulgação para que o responsável procure a unidade do CRAS mais próxima, com os documentos necessários, para a emissão da carteira, corrobora o secretário.

Tanto a vereadora quanto o secretário se comprometeram a levar a Lei à comércios, bancos, supermercados para o que eles chamam de ‘trabalho de convencimento’ na divulgação do direito do autista.

A vereadora Cristiane Paes disse que uma das inspirações no estudo da Lei a na aprovação da confecção da carteira foi de uma mãe que ao entrar em um açougue e fazer valer o direito ao atendimento preferencial foi chamada de ‘golpista’ pelo atendente. O levar a informação sobre o autismo é muito importante para que as outras mães entendam esta dificuldade social que o autista tem, finaliza Cristiane Paes.

Em uma agência bancária, por exemplo, um autista ou seu responsável, poderá adquirir a senha de atendimento como preferencial. Assim como em supermercados, poderá escolher por caixas que tem atendimento com a identificação, ou não, do laço com peças de quebra-cabeças coloridos, que é o símbolo do transtorno.

A Secretaria Municipal de Promoção Social divulgará a relação de documentos necessários para emissão da carteirinha que é gratuita. Os atendimentos serão realizados no CRAS Novo Cosmópolis (Rua Amphilóphio de Melo Albuquerque – 287 – bairro Novo Cosmópolis) e no Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU (Rua Benedito de Moraes Machado s/nº – Cidade Alta).

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Comemorado todo segundo dia de abril, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo tem por objetivo instruir a sociedade a respeito do que é o autismo, e trabalhar contra a discriminação e preconceito que cercam as pessoas afetadas pela síndrome do Transtorno de Espectro Autista (TEA).

A data é criação da Organização das nações Unidas (ONU) e foi estabelecida no dia 18 de dezembro de 2007. Em forma de conscientização e celebração, vários pontos turísticos do Brasil são sinalizados com luzes de cor azul, cuja cor simboliza o autismo. Cerca de 70 milhões de pessoas de todo o mundo são afetadas pelo TEA.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.