24/04/2021

Secretaria de Educação prevê volta às aulas no dia 10 de maio em Cosmópolis

Várias recomendações foram criadas; confira na matéria


Da redação

As aulas presenciais nas escolas municipais em Cosmópolis têm previsão de retorno a partir do dia 10 de maio. A informação foi dada pela Secretaria Municipal de Educação nesta seta-feira (23).

De acordo com a pasta, as aulas teriam retorno na próxima segunda-feira (26), porém foi adiada pela Secretaria para o dia 10. Ainda sobre o retorno, a Prefeitura diz que todas as restrições e recomendações sanitárias serão realizadas com os alunos e com os profissionais de educação.

As aulas serão optativas, ou seja, os pais que optarem por não enviar os alunos às salas de aulas poderão continuar com o ensino remoto na educação pública. Além de serem permitidos somente 35% de ocupação das salas de aulas durante as aulas presenciais.

Confira as recomendações:

– A Prefeitura promete que serão disponíveis nas salas de aulas e nas escolas municipais álcool em gel, máscaras, aferição de temperatura corporal de alunos e profissionais de educação; além de detergentes e sabonetes.

– O retorno dos alunos será optativo. Os pais que decidirem por não encaminharem os alunos para a aula presencial, poderá continuar utilizando as aulas remotas.

– A Secretaria de Educação promete que seguirá e que disponibilizará aos alunos as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

– A pasta também recomenda o distanciamento pessoal de 1,5 metro entre um aluno e outro e entre os profissionais de educação; somente na educação infantil que a distância deverá ser diminuída por conta da forma de aprendizado.

– Sobre o tempo em que os alunos ficarão nas escolas, a Secretaria de Educação diz que será escalonado: Na primeira e segunda semana, as aulas terão a duração de 2h30. Na terceira e quarta semana, as aulas terão a duração de 3 horas; já na quinta semana haverá uma reestruturação da rotina escolar.

– Os profissionais de educação utilizarão o Face Shield, um protetor facial de acrílico transparente em todas as aulas e nos intervalos entre as aulas.

– No horário destinado à merenda dos alunos, as salas de aulas serão escalonadas para irem até o refeitório. As refeições, que antes era feita no método self-service, será feita individualizada.

– A expectativa da Secretaria de Educação é que seja respeitada a determinação de 35% do número total de alunos pro sala de aula, ou seja, a média de alunos será de 10.

– Além da aferição da temperatura corporal na sala de aula, o transporte escolar municipal também terá este método para identificar possíveis alunos com febre na entrada do ônibus. Caso o aluno apresente temperatura igual ou superior à 37,8 graus, o monitor do veículo encaminhará o aluno à Secretaria Municipal de Saúde.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense.

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.