20/08/2019

Saúde de Cosmópolis realizará palestra sobre amamentação

Com o tema “Amamentação Vale Ouro”, ação visa conscientizar à população sobre a importância do leite materno

Letícia Leme

A Secretaria de Saúde de Cosmópolis realizará na próxima quarta-feira (28), das 14h às 17h, uma palestra cuja temática é “Amamentação Vale Ouro”. A campanha social visa conscientizar as mamães sobre a importância do leite materno nos primeiros anos de vida de uma criança.

A palestra, que acontecerá no Hospital Santa Casa da Misericórdia, será ministrada pela obstetriz (USP) e enfermeira (Unicamp) Danyelle Fereira Farias. A ação é uma iniciativa do Programa do recém-nascido, organizado pelo Núcleo de Educação em Saúde da Secretaria de Saúde Comunitária que prepara reuniões mensais com as mães durante o ano todo.

“Em agosto, mês dedicado ao aleitamento materno, as atenções estão voltadas para o tema. Já organizamos uma palestra no CRAS Damiano para as mães do VivaLeite, agora temos esta palestra, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia e a Unicamp, com o objetivo de levar informações relevantes para a vida das mães e das crianças e, sobretudo, desmistificar questões falsamente difundidas segundo as quais a amamentação prejudica o crescimento da criança, entre outras. Não podemos perder de vista que o Leite Materno é a base da vida”, ressaltou o secretário Sílvio Luiz Baccarin.

Agosto Dourado

A Campanha Agosto Dourado é reconhecida em mais de 120 países e promovida pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA). No Brasil, a ação foi ampliada e determinada através da Lei 13.435, desde 2017. Segundo o relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), em nosso país apenas 38,6% das crianças com até seis meses de idade é alimentada exclusivamente com leite materno. Ainda conforme o levantamento,  800 mil mortes poderiam ser evitadas anualmente se todas as crianças fossem amamentadas desde o nascimento até os dois anos de idade.

Segundo os profissionais da saúde, o aleitamento materno está diretamente relacionado com a saúde e bem-estar dos bebês nos primeiros anos de vida. Portanto, recomenda-se que os pequenos sejam amamentados até os dois anos de idade. Além disso, é recomendado que até os seis meses de vida essa seja a única forma de alimentação deles. Muitas vezes as mamães tem dificuldades na amamentação. Para isso, é preciso que elas tenham acesso à informações e profissionais da saúde que podem auxilias-las em possíveis dificuldades.

A ideia deste mês é mostrar a importância do leite materno para a saúde do bebê e incentivar as mães a amamentarem durante mais tempo. O aleitamento materno é benéfico não só para o bebê crescer com vida e saúde como também para a mãe, pois minimiza o risco dela desenvolver câncer de mama e de ovário, doenças cardiovasculares e diabetes. Além disso, fortalece os laços afetivos da mamãe com o bebê.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.