15/09/2019

Saúde de Cosmópolis capacita profissionais para prevenção do suicídio

Setembro Amarelo: a cada 100 brasileiros, 17 já pensaram em tirar a própria vida

Letícia Leme

A cada 100 brasileiros, 17 já pensaram em tirar a própria vida. Assim demonstrou um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O Ministério da Saúde do Estado de São Paulo define o suicídio com um fenômeno complexo, multifacetado e de múltiplas determinações, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero.

Segundo informou a Secretaria de Saúde de Cosmópolis, no primeiro semestre de 2019, profissionais da Saúde Mental, do Centro de Atenção Psicossocial, e do Núcleo de Educação em Saúde participaram de uma formação sobre prevenção do suicídio e valorização da vida, a fim de melhor atender a população cosmopolense.

Ainda de acordo com o departamento, um workshop para profissionais estratégicos da rede deve acontecer entre os meses de setembro e outubro. O objetivo é ampliar a compreensão do problema e o escopo de estratégias dos profissionais para a prevenção e com isto contribuir para a diminuição de mortes precoces desta natureza.

“Acredito que trabalhar em prol da prevenção do suicídio é de extrema importância principalmente quando olhamos para o cenário brasileiro atual que vem apontando o aumento significativo de casos especialmente entre adolescentes e jovens. A Secretaria de Saúde preocupada com a questão vem fomentando a discussão sobre estratégias para fortalecer a equipe de profissionais para a prevenção”, enfatiza Sílvio Luiz Baccarin, secretário de saúde de Cosmópolis.

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. A iniciativa é do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, por iniciativa da International Association for Suicide Prevention. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.