02/05/2022

SAMA dá continuidade ao Programa de Florestamento de Áreas de Preservação Permanente em Cosmópolis

Finalidade do Programa de Florestamento é a produção 12.000 mudas de árvores nativas de espécies variadas para recomposição vegetal em Cosmópolis

Da redação

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) está dando continuidade ao Programa de Florestamento de APP’s – Área Preservação Permanente. O programa tem como objetivo capacitar pequenos produtores e trabalhadores rurais na produção de mudas e recomposição de APP’s, dando ênfase na formação de agentes multiplicadores naturais.

As APP’s são protegidas pela Lei n. 12.651/2012 (Novo Código Florestal Brasileiro) e têm a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, a fim de proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas. Quando o produtor faz o Cadastro Ambiental Rural (CAR) ele já fica sabendo se seu terreno tem uma APP e se é necessário fazer a recomposição vegetal com árvores nativas.

Para que um produtor rural possa continuar cultivando em uma propriedade é obrigatória a adoção de boas práticas de conservação de solo e água, uma vez que ela possui diversas fragilidades ambientais e demandam manejos diferenciados.

Os participantes, proprietários, produtores e trabalhadores rurais, cientes que é de extrema importância plantarem árvores onde houver necessidade de recomposição vegetal em suas propriedades e garantirem a regularidade ambiental e a continuidade da sua agricultura.

A finalidade do Programa de Florestamento é a produção 12.000 mudas de árvores nativas de espécies variadas para recomposição vegetal em Cosmópolis.

Nos dias 25 e 26 de abril foi efetuado o Módulo II – Diagnostico da Área, na propriedade rural Sitio Romolini, bairro rural Campos Sales, totalizando 16 horas.

Fotos: Prefeitura de Cosmópolis

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.