05/04/2019

Roubos diminuem 57% em Cosmópolis, aponta SSP

Dados são referentes ao primeiro bimestre de 2019

Da redação

Cosmópolis iniciou o ano registrando uma queda nos índices de criminalidade. O levantamento, realizado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), indicou que a cidade apresentou uma queda de 57,35% em roubos, se comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados divulgados pelo órgão (SSP) referem-se aos dois primeiros meses do ano.

No primeiro bimestre de 2018, o município cosmopolense havia registrado 68 casos de roubos de toda a natureza. No entanto, o valor diminuiu 57,35% nos meses de janeiro e fevereiro de 2019, quando foi registrado 29 casos. Ou seja, caiu mais que a metade. É categorizado ‘roubos de toda a natureza’ as seguintes infrações: roubo de veículo, roubo a banco, roubo de carga e ‘roubo – outros’.

Assim com explicou o diretor da Guarda Municipal do município, Matheus Francisco dos Santos, a equipe do setor de Inteligência e Planejamento da Guarda Municipal de Cosmópolis dividiu a cidade em nove setores de atuação e realiza o mapeamento dos crimes, gerando a chamada “mancha criminal”. Essas informações são passadas ao Comando Geral da Guarda que, por sua vez, organiza o patrulhamento e os pontos de saturação, gerando uma atuação mais incisiva contra as práticas de furto e roubo no município.

Segundo o diretor, o setor de inteligência trabalha com os dados da SSP e dados internos gerados pelas ocorrências atendidas pela Guarda Municipal, setor de Transito e Defesa Civil, o que, de acordo com ele, gera uma fonte mais completa de informações. “Também estão sendo instalados pontos de monitoramento inteligente nas entradas e saídas da cidade, o que contribui com a inibição dos furtos de veículos, que segundo as estatística caíram cerca de 69% (sessenta e nove por cento) os roubos e 53% (cinquenta e três por cento) os furtos, de 2016 a final de 2018”, acrescentou.

Furtos

Dados coletados pela SSP indicaram que, nos dois primeiros meses de 2019, o município registrou 137 ocorrências, sendo 114 categorizados como “outros” e 23 tratam-se de furtos de veículos. Neste mesmo período de 2018 (janeiro/fevereiro), que serve de parâmetro para a comparação, foram registrados 117 casos de furtos (92 “outros” e 25 furtos de veículos), computando um aumento de 17,09% este ano. Contudo, o número de veículos recuperados somaram 16, sendo oito efetuados em janeiro e oito em fevereiro deste ano.

O diretor mencionou também que, por meio de uma análise dos boletins de ocorrência (referentes aos furtos), constatou-se que na maioria dos casos as vítimas agiram de forma descuidada. “Deixaram o objeto furtado em fácil acesso, o veículo com a chaves no contato, sem tranca ou cadeado, que dificultasse a ação criminosa. A Guarda Municipal divulgou através de um jornal local dicas de segurança para serem adotadas pelo cidadão, o que já evita, em muito, ações como esta. Este ano voltaremos com o projeto, porém por mais tempo”, reiterou.

A fim de amenizar a onda de furtos na cidade, no início de 2019, foi implantado a equipe de Ronda Ostensiva em Motocicleta pelo centro da cidade. “Na primeira semana de serviço, a equipe deteve um indivíduo que tinha acabado de cometer um furto em uma farmácia na área central (…) A Guarda Municipal já iniciou um trabalho intensivo contra o aumento do furto e os resultados positivos logo aparecerão”, garantiu Santos.

Estatísticas no Estado de São Paulo

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) também avaliou o índice de criminalidade no Estado, referente ao mês de fevereiro de 2019 e o mesmo período de 2018. A divulgação do órgão de Segurança constatou que o Estado de São Paulo encerrou o mês de fevereiro de 2019 com reduções nos casos e vítimas homicídio e latrocínio, além de diminuição em casos de estupro e em modalidades de roubos e furtos.

Os registros de boletins de ocorrência por  homicídio doloso no período reduziram, passando de 237 em 2018 para 212 em 2019. A somatória é a menor desde de 2001. O indicador de vítimas por mortes intencionais apresentou o total 219 vítimas em fevereiro deste ano, contra 246 no segundo mês do ano passado.

O total de casos de latrocínios (roubo seguido de morte) teve redução em fevereiro de 2019, passando de 22 em 2018 para 12 registros este ano. Já o indicador de vítimas recuou de 23 para 13. No mesmo período, denúncias de estupros apresentaram diminuição, a estimativa de 999 casos baixou para 946.

Sobre roubos em geral, foram registrados 22.244 boletins de ocorrência em fevereiro de 2018 e 19.383 no segundo mês deste ano, o menor índice desde 2013. Roubos de veículos também apresentaram redução no período. Foram 4.508 para 3.562. Roubos de carga recuaram em fevereiro de 2019 em comparação com o ano passado. O total de 745 foi para 587. Já assaltos a banco reduziram pela metade, passaram de 4 para 2.

Delitos de furtos, em geral, apresentaram redução, com 46.716 em 2018 para 42.843 em 2019. Furtos de veículos recuaram, tendo redução de 8.057 para 7.232.

Produtividade policial no Estado de São Paulo

O trabalho desempenhado pelas corporações policiais estaduais, de acordo com a SSP-SP, resultou em 15.721 prisões realizadas ao longo do mês de fevereiro de 2019. A quantidade representa aumento de 3,37% se comparado com 2018.

No mesmo período, ocorreu a apreensão de 942 armas de fogos e 4.061 flagrantes por tráfico de drogas em todo o Estado de São Paulo.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.