20/10/2019

Especial 75 anos de Cosmópolis: as belezas do Rio Jaguari

Local já serviu de cenário para um longa-metragem

Henrique Oliveira

O município de Cosmópolis é conhecido pelo famoso ‘Poção’ ou ‘Encanamento’. Isso porque muitas pessoas, de várias cidades do estado de São Paulo, já conheceram ou querem conhecer as corredeiras do rio Jaguari, que é um dos braços do Piracicaba.

Todos os anos milhares de famílias se divertem em suas águas, que também são utilizadas para pescas. O rio que já foi cenário de filme, passa por Cosmópolis e coleciona muitas histórias pelo trajeto sinuoso, além das corredeiras e pedras que deixam o barulho, nas cheias, quase que ensurdecedor.

Foto: Reprodução

Considerado um dos mais importantes no estado de São Paulo, o rio abastece o Sistema Cantareira – ‘a caixa d´água de São Paulo’ – desde as suas nascentes que ficam na cidade de Extrema (MG).

Em Cosmópolis, é possível vê-lo passando pela rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332), e ele segue seu curso com trechos mais mansos e corredeiras até o local onde muitos banhistas procuram suas águas. Nos momentos mais críticos de estiagem, é possível caminhar até o meio do rio e capturar lindas fotos com garças, que são comuns no local.

Na hora de estacionar o veículo é importante ter cautela com objetos no interior do carro, por ser uma área de trânsito e também longe da cidade.

Ponte de Ferro

A ponte de metal instalada no rio é um atrativo a mais. Após muitos anos abandonada, em 2012 a Prefeitura de Cosmópolis realizou uma reforma em sua estrutura e em seu piso, possibilitando a travessia de carros pequenos e motocicletas pelo local. A estrada dá acesso à rodovia Ivo Macris, que liga Americana (SP) à Paulínia (SP).

A ponte foi construída no início do século 20 para travessia de locomotivas e vagões para escoamento da produção de cana de açúcar da Usina Ester. Toda alaranjada, ela chama atenção e põe medo naqueles que tem pavor de altura.

Cenário de Filme

O rio foi cenário para o longa-metragem ‘Vai que Dá Certo 2’, do diretor Maurício Farias. O filme conta com o trabalho de vários atores como Fábio Porchat, Felipe Abib, Lúcio Mauro Filho, Vladimir Brichta e Natália Lage.

Na cena, após uma perseguição, o carro com os atores cai no rio Jaguari e eles saem dos veículos salvos. Mas uma bolsa com dinheiro fica no porta malas do automóvel deixando um mistério: será que alguma pessoa levou ou as águas do rio foi quem carregou o montante? Em uma das cenas é possível ver a ponte de ferro e as pedras do rio.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.