13/11/2020

Represa de Cosmópolis recebe água do rio Jaguari em medida emergencial

De acordo com usina, a represa receberá 6 mil metros cúbicos de água por dia


Da redação

A represa do Rio Pirapitingui está recebendo água do rio Jaguari desde a tarde desta quinta-feira (12) como medida emergencial para tentar amenizar os efeitos da estiagem. Com o uso de uma tubulação de 850 metros, que liga o rio Jaguari até a represa do rio Pirapitingui, a água está sendo bombeada por meio de um aparelho que capta água do rio e manda via estes tubos de alumínio.

Após o trabalho de transposição de água realizado pela Ester Agroindustrial, Defesa Civil, Departamento de Água e Esgoto e Secretaria Municipal de Meio Ambiente,  foi necessário conseguir uma outorga emergencial do Departamento de Água e Energia do Estado de São Paulo (DAEE), segundo Prefeitura.


A Ester Agroindustrial cedeu uma bomba de captação e toda a tubulação para que seja feita a transposição. De acordo com funcionários da usina, a bomba e a tubulação tem uma capacidade de captar 250 metros cúbicos de água por hora, com uma tubulação de 8 polegadas. Como ela operará por 24 horas, a previsão é de bombear 6 mil metros cúbicos de água (6 milhões de litros) por dia para a represa.

Da parceria, a Ester Agroindustrial entrou com estes equipamentos, e a Prefeitura cederá o diesel para o funcionamento da bomba, funcionários do DAE para monitorar as máquinas e os dutos, além da segurança do local com agentes da Guarda Municipal.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.