04/05/2021

Represa de Cosmópolis está com nível de água abaixo do esperado

Medida da Prefeitura é fazer a transposição do rio Jaguarí para o Pirapintigui

Da redação

O nível da bacia de acumulação do rio Pirapitingui, mais conhecida como ‘represa da Usina’, está abaixo do esperado para o mês de abril. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (03) pela Prefeitura de Cosmópolis, que associa situação ao período de estiagem que começou mais cedo neste ano.

A Prefeitura informa que ações estão em planejamento. “Algumas medidas estão em planejamento, como o desassoreamento do ponto de captação para o tratamento de água do município. Uma das medidas importantes nesse momento é a transposição do rio Jaguari, para o Pirapintigui, que antes foi feito de forma paliativa. Agora, a Prefeitura de Cosmópolis, já tem um protocolo de pedido de outorga para essa operação tão fundamental nesse momento”, afirma.

A Prefeitura fez uma parceria com a Usina Ester Agroindustrial e pretende economizar R$ 12 mil de óleo diesel por dia com essa transposição. “Ela vai disponibilizar dois quilômetros de rede elétrica para levar o fornecimento de energia até o ponto de captação de água”, informa.

Preocupação de munícipes

A medida anunciada preocupa alguns munícipes. “Vão tirar água do Jaguari. Resumindo vão matar outro rio, porque não fizeram o desassoreamento da represa enquanto estava seca??? É brincadeira com o povo e ao meio ambiente. E tem gente que apoia ao suicídio de mais um rio. Lamentável!”, expõe morador por meio comentário em rede social.

“Vamos ver se essa obra saí do papel o mais rápido possível, ou será que vão deixar acontecer como os anos anteriores esperar a represa secar. Se aumentassem a vazão da represa, com certeza não estaríamos passando por isso”, opina outro munícipe.

A Prefeitura ressalta que essas ações não serão suficientes sem a sua colaboração da população, fazendo o uso consciente de água.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI  e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.