08/06/2020

Reabertura do comércio de Cosmópolis tem filas e muita gente circulando

Magazine da cidade teve grandes filas para compras e pagamentos de carnês


Henrique Oliveira

O primeiro dia após o decreto da abertura gradual do comércio de Cosmópolis teve fila, muitas pessoas circulando pelas ruas do centro da cidade e opiniões divergentes sobre a situação.

Nesta segunda-feira (08), deu-se início a abertura gradual do comércio de Cosmópolis. Muitas lojas, que estavam fechadas, abriram suas portas para receber os clientes. Porém, o que se viu pela Avenida Ester – e nas ruas adjacentes – foram muitas pessoas circulando e outras comprando nos comércios do centro.

Em uma loja de eletroeletrônicos, que fica na rua Sete de Setembro, a fila chegou a atingir dois sentidos de um quarteirão. Muitas pessoas enfrentavam o sol para pagar o seu carnê de compras e outras comprarem algum produto.

Isso gerou certa insatisfação de algumas pessoas que, antes de acessar a loja, passavam por medição de temperatura na fronte da face e também utilizavam álcool em gel.

Na calçada da loja, havia marcações indicando a distância mínima entre as pessoas, porém, constantemente um funcionário da loja orientava os clientes no distanciamento seguro. E a cada saída de clientes da loja, outras entravam.

Um funcionário da loja de eletroeletrônicos disse que o prazo máximo para pagamentos será até o dia 30 de junho. Porém, em sua página na rede social, a loja alerta seus clientes para efetuarem os pagamentos de suas contas com tranquilidade e ‘sem pressa’.

Sobre o tempo de funcionamento do comércio da cidade, a comerciante do ramo de vestuário Cristiane Sapatin, diz que a diminuição do tempo de funcionamento do comércio da cidade pode causar problemas e se diz contra.
“Eu sou contra, em partes. As pessoas estão nas ruas de uma vez só, os bancos estão cheios de gente. Nós ficaremos das 14 às 18 horas, você perde o horário do banco estar aberto. Teria que aumentar um pouco. Acho que deveria abrir ao meio dia e fechar às 18 horas”, diz Cristiane.

Observando o movimento na avenida Ester, o comerciante Ivan Miranda, diz que a população não deveria ir todos de uma vez para a rua.

“Hoje é o primeiro dia, porque o pessoal tem que sair todos o mesmo tempo se há prazo para frente? As contas que seriam pagas vencidas, tem até o dia 30 para serem pagas sem juros”, opina Ivan.

De acordo com um novo decreto, feito pela Prefeitura de Cosmópolis, o comércio considerado ‘não essencial’ terá que abrir suas portas por quatro horas. Ou seja, o comércio está autorizado à abrir das 14 às 18 horas.
Ainda, comércios que tem acima de 150 metros quadrados de construção terá que medir a temperatura de seus clientes, disponibilizar álcool em gel e também obrigar o uso de máscaras.

Caso seja identificado por estes comércios uma temperatura corporal acima de 38 graus celsius, terá que alertar o cliente a procurar uma unidade de saúde e sua entrada não será permitida.

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.