07/02/2019

Quase metade do eleitorado de Cosmópolis possui cadastramento biométrico

Quem não se cadastrar poderá ter o título cancelado

Da redação

Os eleitores de Cosmópolis estão sendo convocados para realizar o cadastramento biométrico obrigatório. A ação da Justiça Eleitoral visa deixar o sistema eleitoral mais seguro. Outras 1.239 cidades do país deverão passar pelo mesmo processo. O prazo final para o cadastramento será no dia 19 de dezembro de 2019. Quem não se cadastrar poderá ter o título cancelado.

Cosmópolis conta atualmente com 45.943 eleitores. Desses, 20.689 fizeram o cadastramento biométrico, o que equivale a 45,03% do eleitorado. O registro pode ser feito nos cartórios eleitorais com agendamento prévio.

Serão chamados para cadastrar as digitais, eleitores de 1.239 localidades de 11 estados brasileiros, como Acre, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. As informações coletadas serão armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral. O Cartório Eleitoral de Cosmópolis fica localizado na Rua Santa Gertrudes, 496 – Centro

A Resolução TSE n° 23.440/2015 determina que deverão ser colhidas do eleitor, no momento da atualização dos dados, fotografia e assinatura digitalizadas. Por meio de leitor óptico, a Justiça Eleitoral deve adquirir também as impressões digitais dos dez dedos do eleitor, ressalvada alguma impossibilidade física.

Atualmente, mais de 89 milhões de cidadãos fizeram o cadastramento dos dados biométricos, ou seja, 60% dos cerca 147,3 milhões de pessoas que compõem o eleitorado nacional. A previsão da Justiça Eleitoral é cadastrar mais 35 milhões de eleitores no biênico 2019/2020 e concluir a coleta das digitais em todo o país até 2022.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.