12/08/2021

Projeto voltado para a primeira infância é lançado em Cosmópolis

Projeto visa desenvolver políticas públicas voltadas à crianças dos primeiros seis anos de vida


Da redação

O Projeto Primeira infância Cidadã (PIC) foi lançado na última quarta-feira (10) em Cosmópolis. A proposta do projeto é trabalhar na mobilização e qualificação para priorização da primeira infância nas políticas públicas da cidade. O evento, virtual, contou com a presença dos gestores do projeto e autoridades da cidade.

De acordo com o material de divulgação, “o projeto visa contribuir para a priorização da Primeira Infância na agenda municipal e colaborar para o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), no que se refere à promoção e defesa dos direitos da criança, em 15 municípios brasileiros nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Sergipe. Entre participantes contínuos e eventuais, o Projeto pretende alcançar, diretamente, cerca de 4000 pessoas ligadas ao Sistema de Garantia de Direitos (SGD)”, diz trecho.

A coordenadora do PIC, Ana Luiza Buratto, este trabalho será para alavancar as políticas públicas para a primeira infância de acordo com o Plano Nacional de Educação e o Marco Legal da Primeira Infância.”O projeto tem uma perspectiva muito ampla. Ao tempo em que produz um diagnóstico, forma pessoas, qualifica a captação de recursos para a primeira infância, atua com a rede de atendimento e assessora, de perto, a revisão e elaboração dos Planos Municipais com a participação dos diversos sujeitos implicados com o Sistema de Garantia dos Direitos”, enfatiza Ana Buratto.

Neste Seminário de Lançamento, feito de forma virtual, contou com a presença do Prefeito Junior Felisbino (PP), do Secretário Municipal de Educação Luciano Ramalho, da vereadora Cristiane Paes (PT) foi firmado o termo de compromisso da instituição junto à Prefeitura de Cosmópolis.

Sobre o projeto, a Avante -Educação e Mobilização Social, uma Organização da Sociedade Civil (OSC), explica que este trabalho visa desenvolver as habilidades físicas e psíquicas de crianças dentro dos seis primeiros anos de vida. “A valorização da Primeira Infância é fundamental para o desenvolvimento das potencialidades da criança, respeitando a sua individualidade e colocando-a como protagonista de sua história. De acordo com o Plano Nacional Primeira Infância Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), os primeiros seis anos de vida da criança são fundamentais para o desenvolvimento de suas estruturas física e psíquica e de suas habilidades sociais. No Brasil, o cenário atual é dramático para este período de vida, uma vez que quase 48% vivem na pobreza, segundo dados do Observatório do Marco Legal da Primeira Infância (https://rnpiobserva.org.br/) RNPI. A pandemia acentuou essa vulnerabilidade social e de direitos, numa realidade que inclui pouco ou nenhum acesso à escola, falta de saneamento básico e de abastecimento de água e dificuldades familiares”, mostra outro trecho do programa de trabalho da OSC.

O Projeto Primeira Infância Cidadã (PIC) tem parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, como parte da Iniciativa Territórios da Primeira Infância.

Imagem: Prefeitura de Cosmópolis

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.