11/12/2019

Projeto cosmopolense incluirá crianças e adolescentes em categorias de base

Esporte Clube Cosmópolis trabalha para integrar as divisões de acesso ao Campeonato Paulista; responsáveis já iniciaram arrecadação de fundos que serão destinado ao projeto

Henrique Oliveira

Desde a União Esportiva Funilense, no início dos anos de 1980, Cosmópolis não tem uma equipe de futebol no campeonato de profissionais do Estado de São Paulo. A equipe alvinegra cosmopolense disputou entre os campeonatos municipais e o Campeonato Paulista de Futebol na terceira e na segunda divisão. Atualmente a UEF já é extinta até dos campeonatos amadores de Cosmópolis.

Mas, um grupo de apaixonados por futebol afirmam que tem um projeto, já em fase bem adiantada, para integrar a cidade no calendário do futebol paulista. O professor de educação física Jódenes Marinho – mais conhecido como professor Marinho – trabalha há anos na documentação necessária para instalar um projeto social – que já possui um nome: Esporte Clube Cosmópolis – onde incluirá crianças e jovens no mundo do futebol e assim construir um clube revelador, que pretende disputar as divisões de acesso do ‘Paulistão’.

De acordo ele, o Esporte Clube Cosmópolis está em fase de construção desde outubro de 2013. O projeto terá atuação no esporte para crianças a partir de 10 anos e para jovens de até 20 anos de idade. O objetivo, segundo Marinho, “é buscar através da inclusão social, nas políticas públicas, o combate à violência e combate às drogas com jovens de Cosmópolis e região”.

Para que os futuros alunos possam fazer parte e se manter no clube terão que apresentar ótimo rendimento escolar e comportamento social. Todos os candidatos passarão por uma avaliação que definirá se poderão ou não integrar o clube. “Todos nossos alunos terão que ter boas notas na escola para que continuem no projeto e sejam assim excelentes cidadãos para serem atletas de futebol”.

O principal trabalho do Esporte Clube Cosmópolis é a formação de atletas na cidade; a ideia é formar atletas nas categorias sub-11, 13, 15, 17 e 20 e uma categoria feminina sub-15 ou sub-17 totalmente gratuito aos futuros atletas. “Este projeto tem como proposta também, transformar Cosmópolis num pólo disseminador de conhecimentos para o ensino do futebol de campo, através da capacitação e formação de técnicos, treinadores, preparadores físicos e auxiliares com qualidade, além de ser um grande formador de atletas e cidadãos no futuro”.

O Esporte Clube Cosmópolis está em fase de captação de recursos. Com a aprovação do Ministério do Esporte – através da Lei de Incentivo ao Esporte – empresas privadas podem doar parte dos impostos, que seriam pagos direto ao governo, para o projeto. Ou seja: as empresas doadoras terão uma troca. Ao invés de pagarem parte do imposto ao governo, este dinheiro vai para o projeto. Assim o retorno é de 100% para a empresa na troca do imposto.

“Através dos recursos advindos da Lei 11.438/2006 (Lei de Incentivo ao Esporte) as empresas podem contribuir com até 1% do lucro real para o projeto. E a PESSOA FÍSICA pode contribuir com 6% do imposto que reteve no ano através do Imposto de Renda. E assim encontraremos parceiros para o projeto, que com certeza, auxiliará e contribuirá com políticas públicas governamentais. Gerando a possibilidade de um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes. Os jovens terão melhorias em sua educação e além da formação dos atletas que permitirá ao clube complementar a atividade educacional, já que eles passarão um dos períodos do dia na escola e o outro período no Centro de Formação”.

O clube já possui uma estrutura para acolher estes possíveis novos atletas. São três campos society para treinamento e profissionais capacitados para buscar e treinar os atletas de Cosmópolis. O Esporte Clube Cosmópolis também conta com um profissional conhecido do meio do futebol da cidade: professor Jonas. Ele é um dos mais conhecidos treinadores de futebol do município. Pai do jogador profissional Ricardo Jesus, Jonas sempre trabalhou com o esporte em campos na área periférica de Cosmópolis.

A empresa que quiser doar e ajudar o Esporte Clube Cosmópolis deve entrar em contato com o professor Marinho pelo telefone (19)99704-0098.

…………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.