01/09/2021

Prefeitura de Cosmópolis quer vender área pública da antiga Tecelagem Urca

Em meio a região central de Cosmópolis, o terreno se encontra abandonado desde sua compra


Da redação

Um Projeto de Lei, elaborado pela Prefeitura de Cosmópolis e encaminhado a Câmara de Vereadores, tem como intenção vender a área da antiga Tecelagem Urca. O terreno, assim como o barracão ali construído, foi comprado pelo então prefeito doutor Antônio (MDB). O PL segue para a avaliação das comissões da Casa de Leis e posteriormente poderá ser votada pelos vereadores.

O PL 060/2021 foi lido na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (30). De acordo com o documento, assinado pelo Prefeito Junior Felisbino (PP), a intenção de vender “se faz necessária para que se possa promover incentivo econômico para instalação de indústrias/empresas em nosso Município, o que gerará emprego, renda e tributos ao Poder Público”, diz trecho da Mensagem Legislativa 033/2021.

Ainda de acordo com o documento, a propriedade municipal tem uma área construída de 2.291,43 metros quadrados, sendo que a área total do terreno – que fica na confluência das ruas Antônio Carlos Nogueira, com avenida Centenário Doutor Paulo de Almeida Nogueira e Antônio Tavano – é de 25.435 metros quadrados.

O artigo 2° do PL diz que “A alienação será procedida através de licitação na modalidade legalmente prevista, e desde que o valor mínimo, para alienação, á época da licitação, seja apurado mediante avaliação elaborada por profissional devidamente habilitado para tanto, levando-se em conta as condições de mercado vigentes na ocasião e mediante laudo fundamentado”, diz trecho complementado que a venda possa ser feita à vista ou parcelado. Caso seja feita de forma parcelada, o saldo devedor será atualizado mensalmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A área foi adquirida pelo então prefeito Doutor Antônio. Na época, a intenção do governo municipal era construir um complexo educacional no local que durante os anos de 1970, 1980 e um pouco dos anos de 1990, funcionou uma tecelagem com o nome de Urca.
Hoje, o local se encontra abandonado servindo de moradia para pessoas em situação de rua e outros para o uso de entorpecentes.

Moradores das imediações reclamam do abandono do local. Muitos relatam, que já foi alvo de reportagem no Portal Cosmopolense, que animais e insetos invadem suas casas. Um vizinho constantemente encontra escorpiões e aranhas em seu quintal.


Este Projeto de Lei foi encaminhado à Câmara de Vereadores, lido na última Sessão Ordinária desta segunda-feira (30) e foi encaminhado às comissões permanentes para avaliação. Caso seja aprovado, o texto irá a plenário para votação dos vereadores sobre a aprovação ou não. Neste período, o texto poderá sofrer alterações vindas do Executivo ou dos vereadores.

O Portal Cosmopolense entrou em contato com a Prefeitura de Cosmópolis para saber mais informações do local, mas em nota, a Prefeitura se pronunciou dizendo que o “Chefe do Executivo estará na Casa de Leis, em data a ser definida, para eventuais esclarecimentos”, diz trecho da nota.

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.