14/04/2020

Prefeitura de Cosmópolis pagará R$150 mil ao mês para mais leitos disponíveis ao SUS

Na descrição dos serviços, além de mais dois leitos de UTI, 20 novos leitos adaptados estão na compra

Da redação

A Câmara Municipal de Cosmópolis aprovou, na sessão desta segunda-feira (13), a celebração de um contrato entre a Prefeitura de Cosmópolis e a Santa Casa de Misericórdia de Cosmópolis chamado de plano emergencial comprando mais leitos de UTI e os chamados leitos intermediários.

Em um vídeo veiculado nas redes sociais de José Pivatto (PTB), o prefeito diz que a compra, que custará R$150 mil ao mês, será de 20 novos leitos intermediários – que de acordo com o prefeito e o contrato, receberão pacientes suspeitos de contaminação pela coronavírus – e mais dois leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aumentando assim, para o Sistema Único de Saúde (SUS) 5 leitos.

Ainda de acordo com o prefeito, o atual contrato da Prefeitura de Cosmópolis com a Santa Casa prevê a utilização de 34 leitos (31 comuns e 3 UTI´s) pelo SUS. E da UTI eram três leitos os disponíveis para a saúde pública. A Santa Casa possui sete leitos da unidade de cuidados especiais.

Portanto, na compra emergencial celebrada entre o poder público e a Santa Casa, 3 novas vagas em leitos de UTI serão destinadas ao SUS e 20 novos leitos intermediários também incorporados à saúde pública.
Este contrato com a Santa Casa de Misericórdia será de 60 dias prorrogáveis por mais tempo caso haja necessidade, de acordo com os vereadores.

“Quero destacar ainda, como disse num vídeo anterior, que sete UTI´s são insuficientes para o nosso município (contando as duas destinadas à convênios). Na melhor das hipóteses, no melhor dos cenários, está previsto que vamos precisar de 18 UTI´s”, diz o prefeito.

Para Pivatto, as demais – segundo a projeção feita por ele no vídeo – as outras unidades necessárias serão do Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas, através do convênio com o Governo do Estado de São Paulo.

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.