18/04/2019

Prefeitura de Cosmópolis instala radar em vicinal para Holambra

Dispositivo foi instalado na vicinal Prefeito Orlando Kiosia, logo após sair da avenida da Saudade

Da redação

Quem passa pela vicinal Prefeito Orlando Kiosia – logo após sair da avenida da Saudade – já reparou que no local foi instalado um poste com equipamentos para radar, próximo a um condomínio. Este dispositivo, segundo o Secretário Municipal de Segurança e Trânsito, se trata, sim, de um radar que entrará em operação em 10 dias e terá uma velocidade máxima de 40 quilômetros por hora.

Em entrevista, o secretário Carlos Cavagnini diz que o local necessita de um controlador de velocidade pois em três anos, ao menos, três acidentes com mortes aconteceram no trecho da vicinal que liga Cosmópolis à rodovia Prefeito Aziz Lian (Artur Nogueira-Holambra).

Ainda segundo o secretário, durante um tempo foi aferida a velocidade dos veículos que trafegam pelo local. O resultado do acompanhamento da Secretaria é que a média de velocidade na vicinal é de 90 quilômetros por hora, e houve casos de veículos ultrapassarem a marca de 130 quilômetros por hora. Sendo que na vicinal, a velocidade máxima é de 60 km/h.

“No local em questão temos vários pedidos de vereadores e da população para instalação de lombadas. Não acho que resolva. Por este motivo, optamos por radar. Espero não gerar multas, mas se o equipamento poupar uma vida, já valeu o propósito”, diz Carlos Cavagnini.
No local ainda não existe nenhuma placa de sinalização alertando aos motoristas a existência do dispositivo de fiscalização de velocidade. Muitos motoristas, quando visualizam as câmeras, chegam a frear acreditando que o equipamento já está em funcionamento.
Cavagnini diz que na próxima semana placas sinalizando o radar serão instaladas em trechos da vicinal.

Nestes primeiros trinta dias, após a instalação completa do equipamento, o chefe da pasta de Segurança afirma que haverá somente advertência ao motorista. Não será emitido multa, porém uma advertência. Mas, após este prazo de adaptação ao novo equipamento, será emitida multa de excesso de velocidade conforme o Código de Trânsito Brasileiro para quem não respeitar o limite de 40 km/h.
Indagado se outros locais da cidade receberão este equipamento, Cavagnini nega. Mas diz que se houver necessidade, o órgão fiscalizador instalará.
O secretário disse também que este radar é um teste, e que não terá custo algum aos cofres do município.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.