Prefeitura de Cosmópolis anuncia retomada das operações da Estação de Tratamento de Esgoto
Serviço estava desativado desde 2021, após incidentes de furtos e vandalismo
Da redação
Na manhã de quarta-feira (25), a Prefeitura de Cosmópolis anunciou a retomada das operações da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jaguari, localizada às margens do rio que recebe o mesmo nome, que estava desativada desde 2021, após incidentes de furto e vandalismo com peças e fiações elétricas.
De acordo com a administração municipal, os sistemas da ETE começaram a operar com o tratamento de 25% a 30% do esgoto de Cosmópolis, com previsão de atingir 100% de recebimento e tratamento até 2025.
A unidade operacional integra o sistema de saneamento municipal. O serviço consiste em receber e tratar quimicamente o esgoto, devolvendo-o ao meio ambiente de forma despoluída, livre de riscos para a saúde humana e animal.
Ainda segundo a Prefeitura, a ETE conta com um sistema ultravioleta (UV), uma tecnologia de desinfecção de esgotos e efluentes que utiliza radiação ultravioleta (UV-C) para eliminar microrganismos nocivos.
O sistema UV é um dos procedimentos utilizados, iniciado com a captação do esgoto, que é tratado por diversos processos físicos e químicos, como a cloração.
A ETE foi inaugurada em 2014, mas enfrentou irregularidades estruturais e operacionais dos sistemas ao longo dos anos.
………………………………………………………….
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.