22/03/2019

Prefeitura de Cosmópolis anuncia parceria para reforma de ‘Trenzinho’

Empresa de engenharia diz que em 18 dias úteis entregará a reforma do Trenzinho que fica em frente à Câmara Municipal

Henrique Oliveira

A Prefeitura de Cosmópolis, em parceria com a Zanelato Engenharia e a Ester Agroindustrial, anunciaram a reforma da locomotiva, mais conhecida como ‘Trenzinho’, que fica na Praça dos Ferroviários no centro de Cosmópolis. O pronunciamento foi feito na tarde desta quinta-feira (21) pelo Executivo Municipal.

Na obra estão inclusas a recuperação total da locomotiva como a pintura, o madeiramento, a parte estrutural, elétrica e de adesivos decorativos, com o nome da ‘Estrada de Ferro Funilense’ que fica na parte externa da máquina. Em janeiro deste ano (2019), o Portal Cosmopolense já havia noticiado o estado de abandono deste símbolo histórico da cidade.

Leandro Zanelato diz que a reforma é uma parceria entre a Prefeitura de Cosmópolis e a Zanelato Engenharia e a Ester Agroindustrial (novo nome da Usina Ester). E que a empresa que executará a obra trabalhará para manter a originalidade da locomotiva que data de 1907. Não foi informado o valor do empreendimento.

O Poder Executivo informou que a usina sucroalcooleira de Cosmópolis arcará com todos os custos da obra, em parceria com a empresa de engenharia. Tema de uma matéria no Portal Cosmopolense, a reportagem mostrou as condições da locomotiva que estava servindo como dormitório à moradores em situação de rua da cidade.

Zanelato disse que em toda a estrutura da locomotiva será reformada por meio de solda, para retirar os locais que estão oxidados. Segundo a nota da Prefeitura, a reforma começará no dia 1º de abril e terá uma duração de 18 dias úteis para a conclusão.

O trenzinho

A locomotiva número 6 pertencia a família Nogueira, proprietária da Usina Açucareira Ester. Ela foi comprada da Inglaterra, assim como outras sete dela, para o transporte da carga de cana-de-açúcar do leito dos carreadores para a indústria açucareira no final do século 19.

Quando a ferrovia Carril Funilense – de propriedade da família Nogueira – foi vendida, o local onde hoje funciona a Câmara Municipal, a Companhia da Polícia Militar e a rodoviária de Cosmópolis eram um dos trechos da Sorocabana. A Usina Ester doou para Cosmópolis uma de suas locomotivas para se tornar símbolo turístico da cidade, na década de 1990.

Outra locomotiva exposta no município fica ao lado da Igreja de São Paulo Apóstolo, frente a indústria da usina. Com o nome “Dr. Paulo de Almeida Nogueira”, ela possui um vagão de cargas e aparenta estar em melhor estado de conservação.

Leia mais

‘Trenzinho’ apresenta sinais de abandono em praça de Cosmópolis

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.