18/05/2024

Prefeito de Cosmópolis anuncia construção de centro educacional em parte do terreno da Urca

Junior Felisbino informou que 5 mil metros² pertence ao poder público e que o local será destinado à educação com recurso arrecadado na venda do espaço

Área total do terreno é de 25.435 metros quadrados (FOTO: Portal ON)

Da redação

O prefeito de Cosmópolis, Junior Felisbino, anunciou na manhã desta sexta-feira (17) que 5 mil metros² do terreno da antiga Tecelagem Urca, pertencentes ao poder público, serão destinados à Educação. A declaração foi feita durante o evento de lançamento do projeto de construção do supermercado Arena Atacado, realizado na Avenida Centenário Dr. Paulo De Almeida Nogueira, em frente ao espaço que abrigará a empresa.

Junior Felisbino junto ao Diretor presidente do ‘Arena Atacado’, Marcos (FOTO: Portal ON)

Em seu discurso, o prefeito expôs que o valor arrecadado com a venda do terreno é de mais R$7,2 milhões e será investido na construção de espaços educacionais para ensino infantil e de um centro cultural. Felisbino ainda informou que a licitação deste projeto deve ser publicada em 15 dias e que neste momento estão sendo realizados estudos técnicos preliminares.

Área total

O espaço que abrigava a empresa de tecelagem Urca consiste em dois terrenos; um de aproximadamente 21 mil metros quadrados e outro de pouco mais de 5 mil metros.

Antes da demolição do prédio, propriedade municipal tinha uma área construída de 2.291,43 metros quadrados, sendo que a área total do terreno – que fica na confluência das ruas Antônio Carlos Nogueira, com avenida Centenário Doutor Paulo de Almeida Nogueira e Antônio Tavano – é de 25.435 metros quadrados.

Recurso destinado à Educação

O projeto de construção de um centro educacional teve início ainda na gestão do ex-prefeito Dr. Antônio, quando a área foi adquirida pela Prefeitura Municipal em 2009.

Em setembro de 2021, já durante o mandato de Junior Felisbino, a Administração elaborou um Projeto de Lei, que foi encaminhado à Câmara de Vereadores, propondo a venda da área da antiga Tecelagem Urca. Segundo o documento (PL 060/2021), a venda era necessária para incentivar a instalação de indústrias e empresas no município.

Os recursos para a Educação foram garantidos através de uma emenda parlamentar modificativa à lei enviada pelo Executivo. Esta emenda, que foi aprovada pelos vereadores, estipulava que os recursos obtidos com a venda do terreno maior seriam destinados ao Fundo de Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb) e aplicados em projetos voltados à educação básica em um terreno de cinco mil metros quadrados.

Em fevereiro de 2024, durante um evento de prestação de contas, o prefeito Junior Felisbino confirmou o leilão do terreno e informou que os recursos seriam destinados à área de educação municipal.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Nogueirense sem prévia autorização por escrito do Portal Nogueirense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido. 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.