19/02/2019

Praça tem mato alto e falta de iluminação em Cosmópolis

Em praça do bairro Beto Spana, munícipe realizou limpeza para melhorar aspecto do local

Henrique Oliveira

A Praça das Castanheiras, no bairro Chico Mendes, em Cosmópolis, tem incomodado moradores já que ela está sem iluminação e com mato alto. O local, que fica entre a rua das Laranjeiras e a avenida da Saudade, é um dos únicos lugares de lazer do bairro e se encontra sem condições de ser frequentada pelas famílias.

A equipe de reportagem do Portal Cosmopolense foi até o local e constatou que em alguns perímetros a vegetação passa a marca de 1 metro de altura. O playground, que conta com gangorras e balanços para crianças, também está com mato alto. E o bebedouro não conta mais com torneiras.

Quem passa pelo local diz que, à noite, a situação piora. Sem iluminação nos cinco postes existentes, não há possibilidade de frequentar o local. Segundo alguns moradores, muitas pessoas utilizavam a praça numa espécie de atalho, mas – no período noturno – isso tem se tornado impossível.

Na contra mão disso, vemos uma história diferente. Em um bairro próximo, no Beto Spana, o agente de apoio operacional, Alex Ferrazzo, tomou a iniciativa e sozinho capinou e limpou uma praça que fica na rua Guilherme Hasse. “Rocei o gramado, rastelei e recolhi amontoando o lixo para depois a prefeitura recolher”, disse.

Ferrazzo diz que já trabalha com serviços de jardinagem aos finais de semana. Por conta das chuvas deste último sábado (16), ele não foi trabalhar e decidiu optar pela ação social.


O agente conta que estava utilizando as redes sociais e viu uma postagem de um membro da igreja onde ele frequenta reclamando do mato alto na praça onde aconteceria um evento da instituição religiosa. “Ele postou que havia feito um requerimento na prefeitura para se fazer a limpeza daquela praça, pois ele faria um evento com corte de cabelo, música ao vivo lá na praça, um evento de interação com a comunidade. Eu levantei do sofá e só falei para minha esposa: estou indo fazer um trabalho”, contou.

Ferrazzo mora na Vila Nova e conta que não convidou mais pessoas pois – aos sábados – ele acredita que é o dia de descanso. O morador justificou a ação na comunidade do Beto Spana por acredita que a população também pode ajudar a manter a cidade mais limpa.

“A população deveria ajudar um pouco, né? Eu encontrei no meio do mato resto de guarda-roupas, telhas, resto de tijolos, pisos, garrafas e muito lixo. A população deveria se conscientizar e não jogar lixo na praça. No local tem uma lixeira que estava cheia. Mesmo assim pessoas jogavam lixo embaixo da lixeira”, observou. E acrescentou uma lição. “Espero que o que fiz sirva de exemplo para outras pessoas. Não fiquemos de braços cruzados esperando o poder público”.

Prefeitura

O Poder Executivo destacou, em nota, que “a limpeza da Praça das Castanheiras está dentro do cronograma de capina e roçagem da Prefeitura Municipal de Cosmópolis. O local deve ser limpo dentro da próxima quinzena”. Além disso, o órgão mencionou que está providenciando a solução do problema de iluminação da referida praça junto ao Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (Consab).

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.