27/10/2021

Posse dos novos conselheiros de saúde de Cosmópolis foi suspensa

Presidente diz que algumas pessoas não estão aptas, legalmente, para serem empossados


Da redação

A posse dos novos conselheiros de saúde de Cosmópolis foi suspensa. O novo conselho tomaria posse nesta terça feira (26) em uma reunião que aconteceu no Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no jardim do Scursonis.

A reunião contou com a presença dos conselheiros que deixam o órgão – que é deliberativo – representantes da Santa Casa de Cosmópolis, do Secretário Municipal de Saúde Comunitária, doutor Maurício Gonçalves, e do presidente do conselho Valdir Barbosa.

O motivo da suspensão da posse foi por conta da falta de pessoas que foram eleitas. Elas que tomariam posse, de acordo com o atual presidente do Conselho, não poderiam se ausentar. Assim, a posse que também elegeria o novo presidente para o próximo biênio, não aconteceu.

Ainda de acordo com o atual presidente, algumas pessoas que foram eleitas para compor o novo conselho de saúde não estavam aptas a tomarem posse. Barbosa diz que o regimento dos conselhos, um documento federal, assegura isso.
“Aconteceu que algumas pessoas não estavam aptas para assumir como conselheiros, algumas desistiram já antes de vir para a reunião e algumas se ausentaram. No caso dos prestadores de serviços, vieram substitutos e isso não é permitido os substitutos”.

Valdir explica que o conselheiro de saúde que vá assumir os trabalhos para o próximo biênio deve ser indicado por algum setor da sociedade, como por exemplo igrejas, associações de bairros e sindicatos. “Agora nós tínhamos casos de alguns representantes que eles vieram através de um prestador de serviços para a Prefeitura e isso não pode. Ele não tem indicação desta empresa. E outro que tem um grau muito próximo de parentesco com o subsecretário municipal de Saúde com também a [Secretária] de Promoção Social, o grau de parentesco é muito próximo, não pode”, afirma Valdir Barbosa.

O presidente atual do conselho diz que ele, e os demais conselheiros, se mantém no trabalho até o dia da nova posse. Ele disse que ainda não há data definida, mas informa que todas as pessoas que foram eleitas, na Reunião Plenária do Conselho de Saúde, devem estar presentes para serem empossados.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.