29/08/2021

População estimada de Cosmópolis ultrapassa 74 mil de acordo com IBGE

No Censo de 2010, Cosmópolis tinha pouco mais de 58 mil habitantes


Da redação

Nesta semana o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, divulgou que a projeção populacional do Brasil superou a marca de 213 milhões de pessoas. A cidade de Cosmópolis também tem sua estimativa ultrapassando 74 mil pessoas. A estimativa brasileira, consequentemente dos municípios, foi contabilizada desde o final de julho de 2021.

De acordo com o último Censo, realizado em 2010, na época Cosmópolis tinha 58.827 pessoas morando na cidade. Hoje, a estimativa do órgão ligado ao Governo Federal, é que a cidade tenha 74.662, um salto populacional.

Sobre os métodos utilizados para se chegar à este número, o IBGE assegura que são realizados estudos comparativos entre os Censos de 2000 e 2010 e cálculos matemáticos. Porém, ainda não foram incluídos e analisados os efeitos da pandemia da covid-19 na projeção.
“Os efeitos da pandemia da Covid-19 no efetivo populacional não foram incorporados nesta projeção, devido à ausência de novos dados de migração, além da necessidade de consolidação dos dados de mortalidade e fecundidade, fundamentais para se compreender a dinâmica demográfica como um todo. O Censo Demográfico 2022 trará não somente uma atualização dos contingentes populacionais, como também subsidiará as futuras projeções populacionais, fundamentais para compreender as implicações da pandemia sobre a população em curto, médio e longo prazo”.


Cidades populosas

São Paulo, capital, continua sendo a cidade mais populosa do Brasil. A estimativa populacional da cidade é de 12,4 milhões de pessoas morando somente na cidade. Este dado dá a noção de que mais da metade da população brasileira (57% ou 123 milhões de pessoas) está concentrada em 5,8% das cidades, ou seja, em apenas 326 municípios do país.

Com estes dados, é possível dar a dimensão da concentração da população brasileira, sendo que o Sudeste, continua sendo a região mais populosa do Brasil.

Métodos utilizados

Desde 2010 o IBGE não realiza o Censo. Assim, todas as projeções divulgadas pelo instituto são aplicados diversos métodos de captação de informações.
“As populações dos municípios foram estimadas por procedimento matemático e são o resultado da distribuição das populações dos estados, projetadas por métodos demográficos, entre seus diversos municípios. O método baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010) e ajustadas. As estimativas municipais também incorporam alterações de limites territoriais municipais ocorridas após 2010”, diz trecho da publicação do IBGE.

O órgão assegura que este tipo de dados, e a divulgação deles, além de ser por força de Lei (8443/1992), auxilia nos trabalhos do Tribunal de Contas da União (TCU) e para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios; alterando assim muitos indicadores sociais, demográficos e econômicos.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.