17/12/2020

Polícia prende acusados do assassinato de empresário de Cosmópolis

Um dos sócios da vítima teve a prisão decretada, porém a suspeita que ele tenha voltado à China, seu país de origem.

Da redação

Uma operação da Polícia Civil que contou com trinta policiais e nove viaturas,  prendeu três acusados de serem mandantes do assassinato do empresário cosmopolense Christian Amâncio da Cruz. A operação teve início na manhã da última terça-feira (16). As diligências e prisões aconteceram na cidade de Mogi das Cruzes, região metropolitana da capital. Suspeitas de desvio de dinheiro em uma sociedade teria levado ao assassinato de Christian, diz a Polícia Civil.

As investigações

O primeiro suspeito à ter sua prisão temporária expedida foi do homem que seria o motorista do veículo, que a Polícia Civil, diz ter participado do assassinato de Christian no final da manhã de 3 de setembro de 2020, na Vila Kalil, em Cosmópolis.
De acordo com o relatório da Polícia Civil, após o homicídio de Christian, o veículo que trouxe os três suspeitos à Cosmópolis, teria trafegado por uma das saídas da cidade onde a placa e o veículo foram identificados pelo sistema de câmeras da Guarda Municipal de Cosmópolis.

No dia seguinte ao assassinato do empresário, o veículo foi abordado pela Polícia Militar após passar por um ‘radar inteligente’ em Mogi das Cruzes. Com a detenção do homem, na delegacia do município paulista, policiais civis de Cosmópolis e de Americana se dirigem até o homem que teria confessado o crime à autoridade policial.
O suspeito teve sua prisão temporária decretada e cumprida.

Ainda na condução das investigações sobre os outros participantes, a Polícia Civil descobriu que um dos suspeitos foi preso na cidade de São Paulo por roubo. Em depoimento, ele teria delatado os mandantes do crime e teria revelado que recebera R$10 mil para participar do crime. E que os outros dois também recebeu o mesmo valor.

Armas e simulacro preso pela operação ‘Societatis’ – Reprodução Polícia Civil

Com estas informações, e com a investigação ainda em curso, o delegado de Cosmópolis, Fernando Fincatti e de Americana, José Donizette de Melo, pediram a prisão temporária dos ex-sócios à Justiça. Mandados estes que foram expedidos pela Justiça.
Com mandados em mãos, os policiais realizaram diligência em vários endereços em Mogi das Cruzes, inclusive na empresa de um dos ex-sócios.
Durante a operação policial, chamada de ‘Societates’, foram apreendidos diversos documentos, réplicas de armas de fogo utilizadas para prática de ‘airsoft’, duas pistolas que estariam com a numeração suprimida e uma outra arma que estaria com a documentação em ordem, mas foi apreendida para passar por perícia. Diversos equipamentos eletrônicos também foram levados à Delegacia de Investigações Gerais de Americana para análise.

Um dos ex-sócios de Christian, de nacionalidade chinesa, não foi encontrado. De acordo com a Polícia Civil, o homem teria retornado à seu país de origem. Os acusados foram levados da DIG para a Cadeia Pública de Sumaré (SP) onde aguardam sob custódia da Justiça.

Motivação do crime

De acordo com o relatório elaborado pela Polícia Civil – e repassado à imprensa – a motivação do crime contra Christian Amâncio da Cruz, seria de uma suspeita de desvio de dinheiro dentro da sociedade que a vítima e os suspeitos tinham. Esta empresa comercializava peças de bicicletas de competição. A vítima, ainda de acordo com a Polícia Civil, teria processado judicialmente os ex-sócios.

O crime

No final da manhã de 3 de setembro de 2020, o empresário cosmopolense Christian Amâncio da Cruz, foi atingido por cinco tiros em frente à sua empresa, na avenida da Saudade em Cosmópolis.
De acordo com o relatório da Polícia Civil, três homens participaram do crime naquele dia. Os três estavam observando de longe a movimentação da empresa da vítima. Quando viram uma van estacionar com Christian na direção.
Dois destes suspeitos foram até a porta do veículo, e após um breve diálogo, efetuou disparos contra o empresário que morreu no local. Câmeras de vigilância registrou todo o momento.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.