12/01/2021

Polícia Federal notifica Prefeitura de Cosmópolis por falta de curso da GM

A notificação foi divulgada pelo Prefeito da cidade em uma live


Da redação

A Polícia Federal (PF)notificou a Prefeitura de Cosmópolis alertando para a defasagem no treinamento dos guardas municipais (GM’s). Segundo a PF, desde 2017, os profissionais de segurança não passam por curso de aperfeiçoamento no uso de armas de fogo. Este tipo de curso deve ser aplicado aos GM´s anualmente.

A Prefeitura de Cosmópolis, por meio de uma nota, disse que no dia 05 de janeiro a Guarda Municipal de Cosmópolis recebeu a notificação do Núcleo de Controle de Armas, um departamento da Polícia Federal. De acordo com a administração da cidade, esta notificação é referente a não realização de cursos de aperfeiçoamento do uso de armas de fogo pelos Guardas Municipais desde 2017. Este curso deve ser contratado pela prefeitura e ter o aval da Polícia Federal.

A nota também diz que a não realização deste tipo de curso pode acarretar em sanções contra a Guarda Municipal. Entre elas a possível suspensão do porte de arma de fogo por parte dos Guardas Municipais.
“O delegado falou: se a Prefeitura Municipal, se a Secretaria de Segurança Pública não fizer o curso que tem que fazer, nós vamos suspender o porte de arma dos Guardas Municipais, suspender o convênio melhor dizendo. O porte pode até ter o salvo conduto, mas o Guarda Municipal no salvo conduto ele responde pessoalmente sobre as ações da Secretaria como Guarda Municipal”, diz o prefeito Junior Felisbino sobre o caso.

Em uma live nas redes sociais, diz que considera que “o que fizeram nestes últimos quatro anos foi um absurdo. Não fazer nenhum curso de reciclagem para nossa Guarda Municipal e hoje nós temos um problema sério aqui na cidade de não ter uma renovação com isso”.

Neste caso, ainda em uma live, o prefeito promete que os cursos serão aplicados aos guardas municipais da cidade com 180 horas de instrução. “Já determinei que faça isso o mais rápido possível”, diz o prefeito alegando que será dada a resposta à PF para não perder o convênio.

Confira a nota na íntegra da Prefeitura de Cosmópolis:

Nota de esclarecimento

“Nesta segunda-feira (05/01/2021), a Guarda Municipal de Cosmópolis recebeu uma notificação da Polícia Federal (NÚCLEO DE CONTROLE DE ARMAS), solicitando o comparecimento do Secretário de Segurança de Cosmópolis no referido departamento, para tratar de assuntos pertinentes ao Convênio existente entre a Policia Federal e a Guarda Municipal. O principal tema tratado na reunião entre o Delegado, Secretário e o Supervisor da Guarda Municipal foi a não capacitação dos guardas no período de 2017 até o presente momento. A falta da referida capacitação, que deve ser feita anualmente, pode ensejar sanções à Guarda Municipal, desde a suspenção e até mesmo o cancelamento do convênio, acarretando na anulação do porte institucional de arma de fogo por parte dos Guardas Municipais. Além disso, a Polícia Federal constatou também irregularidades em documentos encaminhados ao Núcleo de Controle de Armas. A par disso, a Secretaria de Segurança de Cosmópolis, imediatamente comunicou ao Prefeito a situação, sendo deliberado em reunião que serão tomadas todas as providencias necessárias a fim de evitar eventuais sanções por parte da Polícia Federal, para evitar qualquer prejuízo à corporação bem como à população de Cosmópolis.”

A equipe de jornalismo tentou contato com o ex-secretário de segurança pública e trânsito de Cosmópolis, Carlos Cavagnini, mas até o fechamento desta matéria, não obtivemos resposta.

 

……………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.