01/10/2022

PM será responsável por segurança durante eleição em Cosmópolis

O recebimento e custódia das urnas será feita pela equipe da GM. Polícia Militar atuará no domingo

Da redação

No próximo domingo (02), acontecerão as eleições presidenciais no país, que terão início as 08h e finalizarão as 17h, no horário de Brasília.  

Em entrevista ao Portal ON, o comandante da 3ª Cia da Polícia Militar, Capitão Aguinaldo, contou um pouco da rotina policial na região de Cosmópolis em dia de eleição, que inicia já no sábado com o recebimento das urnas pela equipe da Guarda Municipal, que manterá custódia das mesmas até a manhã de domingo, onde a Polícia Militar passará a se encarregar. “Faremos o dia da eleição em si, do início do domingo até o horário de devolução das mídias e das urnas”, afirma o capitão.  

Ele continua informando que todas as escolas contarão com a presença de um agente de segurança e, em locais mais críticos, a intenção é manter dois policiais. “O policial está lá para coibir qualquer tipo de conduta que possa prejudicar o dia do pleito, e ser acionado em caso de eventual crime que possa ser cometido”, alega Aguinaldo.  

O comandante da 3ª Cia ainda conta que, atualmente, o crime eleitoral mais comum é a “boca de urna”, que se relaciona com a veiculação de propaganda política em dia de eleição. “A vedação para entrega de panfleto inicia no sábado, a partir das 22h”, informa.

As denuncias de infrações podem ser feitas diretamente à Policia Militar ou à Guarda Civil, mas, de acordo com o Comandante, também poderão ser feitas pelo aplicativo “Pardal”, que servirá como canal de comunicação com os tribunais eleitorais para denuncia de crimes eleitorais. O aplicativo está disponível para download nas principais lojas virtuais, Apple Store e Google Play, e em formulário web nos Portais da Justiça Eleitoral.

Este ano, os eleitores não poderão mais comparecer às cabines de voto portando seus celulares para fazer qualquer tipo de fotografia ou filmagem. Em caso de descumprimento da regra, o eleitor ficará sobre pena de alguma medida coercitiva. “A orientação é que pode levar o celular, entrar com ele na sessão eleitoral, mas a partir do momento em que entrar na cabine, tem que deixar o celular quietinho”, conclui Capitão Aguinaldo.

Confira o trecho da entrevista:

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.