06/07/2020

Pivatto pede que Doria mantenha Cosmópolis na fase ‘Laranja’ da flexibilização da quarentena

De acordo com assessoria de imprensa da Prefeitura, comércios ficarão abertos até a resposta do governador


Henrique Oliveira

O prefeito de Cosmópolis, José Pivatto (PTB) enviou um ofício ao governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), pedindo que Cosmópolis continue dentro da fase ‘laranja’ da flexibilização da quarentena. De acordo com o documento, o prefeito alega que os comércios da cidade estão em conformidade com as medidas sanitárias e que estão cumprindo o horário especial de funcionamento.

O ofício de número 1112/2020, assinado pelo próprio chefe do Poder Executivo, alega –  em seu primeiro parágrafo – que o município ‘vem trabalhando de forma bastante responsável com a adoção de medidas sanitárias necessárias ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus’, diz trecho do ofício que agora aguarda resposta do governador.

Em defesa do pedido, o documento leva informações sobre as condições clínicas da cidade, a aquisição de mais leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o Sistema Único de Saúde (SUS) e que o índice de letalidade dos moradores da cidade para o Covid-19, continua baixo e em queda.

Ainda ressalta, que Cosmópolis foi o último município da Região Metropolitana de Campinas (RMC) a registrar o primeiro caso positivo para o vírus.

O documento ainda relata que após a abertura gradual do comércio da cidade, os índices de contaminação vem diminuindo. Neste parágrafo, o prefeito compara que “se analisarmos a evolução após a reabertura, conforme dados da Secretaria de Saúde Comunitária, em 14 de junho havia 61 pacientes em isolamento e 2 pacientes internados em leitos de UTI e conforme dados de 5 de julho, estamos com 34 pacientes em isolamento e dois pacientes em leitos de UTI”, argumenta.

No final do ofício, o prefeito diz que o comércio da cidade “vem trabalhando de forma bastante ativa e responsável, seguindo todas as regras sanitárias expedidas pelo setor público, respeitando o horário reduzido de funcionamento”.

O pedido para que se mantenha Cosmópolis dentro das recomendações impostas pelo governo estadual na fase ‘laranja’ da flexibilização da quarentena, argumenta que dentro das 20 cidades que compõem a RMC, há suas peculiaridades, e Cosmópolis seria uma destas.

Pivatto pede que “autorize a continuidade do município de Cosmópolis na faixa laranja do Plano São Paulo tendo em vista ser esta uma medida coerente e segura para a saúde pública local bem como para proporcionar a continuidade das atividades comerciais e de serviços”, finaliza o ofício.

Perguntado sobre o fechamento do comércio, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cosmópolis disse que o comércio continuará aberto até a resposta do governador João Doria ao pedido do prefeito de Cosmópolis.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.