30/11/2020

Pescadores e moradores denunciam morte de peixes no rio Jaguari em Cosmópolis

Flagrante: muitos peixes foram vistos nas margens dos rios, em aguapés, em estado de decomposição

Henrique Oliveira

Pescadores e moradores de Cosmópolis denunciam a alta mortalidade de peixes no rio Jaguari em Cosmópolis. A queixa que foi feita à Defesa Civil de Cosmópolis, neste final de semana, tem preocupado pescadores do rio e moradores da redondeza.

Em uma volta de barco pelo rio Jaguari, na altura do bairro Morada das Carolinas, na divisa entre Cosmópolis e Americana (SP), é possível ver muitos peixes, como cascudos, tilápias e lambaris mortos nas margens do rio ou sendo levados pela correnteza.

O cheiro de peixes mortos e também algo que se assemelha ser produto químico é muito forte no rio Jaguari, que é um importante afluente do rio Piracicaba.


A equipe de reportagem do Portal Cosmopolense, percorreu de barco um trecho do rio, entre as cidades de Cosmópolis e Americana. E o que mais se vê pelo rio, são peixes mortos e cardumes de alevinos tentando sobreviver próximo às margens.

O aposentado Antônio Carlos Bugatti, morador do bairro, e pescador do rio, disse que há meses o rio está passando pelo processo de estiagem. A baixa da água é sentida pelos moradores e pescadores. Porém, nas últimas semanas, o rio voltou a subir e levou uma tranquilidade para os pescadores.

“É uma mortandade de peixes que nós estamos enfrentando aqui pela terceira vez em cinco anos. A população de peixes está chegando numa forma que logo não vamos ter mais reposição de peixes. Algo de errado está acontecendo. Não sou eu quem vou falar o que acontece, mas eu acho que cabe às autoridades fazer uma análise da água”, diz Antônio.


De acordo com o aposentado, de um dia para o outro ele reparou que muitos peixes estavam mortos no espelho d’água. Das espécies que mais aparecem mortas, estão mandi, bagre, mandiúva, tilápia. “Depois da primeira mortandade aqui, não se vê mais dourados, como antigamente”, lembra Antônio que diz que já sentiu cheiro parecido com enxofre vindo das águas do Jaguari.

Em todo momento que nossa equipe esteve no local, os moradores e pescadores reclamam desta mortandade de peixes. E em todo momento a correnteza do rio traz peixes mortos em seu curso natural.

O agente da Defesa Civil, GM Ferreira, acompanhou a denúncia dos pescadores e nossa equipe enquanto navegava pelo rio. E para ele, o número de peixes mortos no rio é muito grande, o que o causou espanto.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI  e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.