22/03/2019

Passageiros reclamam de condições de pontos de ônibus em Cosmópolis

Empresa concessionária do transporte público municipal e Poder Executivo não se pronunciaram

Henrique Oliveira

Com o calor e as fortes chuvas, aguardar pelo ônibus em Cosmópolis parece uma tarefa difícil. Isso porque muitas paradas de ônibus no município não possuem abrigos para os passageiros aguardarem a condução.

No ponto de ônibus da rua Max Hergert é possível ver que só existe o banco para os passageiros sentarem. Aqui o passageiro que esperar o transporte para as linhas Santo Rizzo, Rosamélia e Parque Ester estão sujeitos as mudanças do tempo sem um local para se proteger tanto do sol quanto das chuvas.

Mas, no local, já existiu um abrigo que foi retirado após reformas na calçada. Para agravar a situação, o ponto de ônibus da rua Max Hergert é comumente utilizado por muitos pacientes do Pronto-Socorro e das clínicas médicas que existem nas imediações.

Já na rua dos Sorocabanos, no bairro Cidade Alta, é possível ver somente uma madeira, com três cores, que indica que ali é parada do ônibus urbano. E assim como no centro, esta parada de embarque e desembarque do coletivo fica próxima à uma escola estadual, com grande fluxo de alunos que utilizam o transporte público municipal.

Este outro ponto de parada apresenta algo interessante. Diferente dos que apresentamos em nossa reportagem, este possui o abrigo, porém, no lugar do assento de concreto, que é comum, vemos um trecho de sarjeta, ou guia, como é popularmente chamado o material de concreto que existem entre as calçadas e as ruas em uma cidade.

O vereador Renato Trevenzolli (PSDB) apresentou um requerimento à empresa concessionária do transporte público municipal em Cosmópolis para que instale abrigos nos pontos de parada do município. Segundo o parlamentar, neste documento, ele cita que a empresa, como exploradora do serviço no município, tem condições de realizar tal trabalho.

“Por isso esta lei exigindo que a empresa implante em todos os pontos de ônibus do município, pois nós entendemos que ela tem condições de oferecer isso à nossa população”, argumenta o vereador. Tentamos contato com a empresa via e-mail, mas, até o fechamento desta reportagem, não obtivemos resposta.

Prefeitura

Segundo o Poder Executivo são nove paradas de ônibus com abrigo de passageiros no município. “A responsabilidade da aquisição e conservação das mesmas é da Prefeitura Municipal de Cosmópolis, porém, a EMTU cuida dos abrigos que também são ponto dos ônibus intermunicipais”, afirma em nota.

A Prefeitura Municipal de Cosmópolis pretende expandir o número de paradas com abrigo de passageiros, mas salientou que isso será feito de acordo com a disponibilidade financeira dos cofres públicos municipais.

Assista ao vídeo

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.