09/03/2022

Pais de alunos reclamam de falta de transporte escolar em Cosmópolis

Foto de arquivo mostra os veículos que realizam o transporte escolar na cidade em funcionamento; moradores dizem que estão sem transporte, Prefeitura diz que o transporte se normalizou

Imagem de arquivo mostrando os veículos que fazem o transporte escolar de Cosmópolis  – Imagem: PMC

Henrique Oliveira

Moradores de vários bairros de Cosmópolis reclamam da falta de ônibus do transporte escolar municipal. De acordo com alguns pais, os ônibus sempre tem algum tipo de problema mecânico e alguns estão há um mês sem a condução para ir à escola.

A partir das redes sociais, muitos pais de alunos das escolas públicas municipais de ensino fundamental dizem que há dias receberam a informação, por meio das escolas, que seus filhos ficariam sem atendimento de transporte nesta semana.

A dona de casa Eduarda Rodrigues, moradora do Nosso Teto, é mãe de um aluno de 8 anos que está na terceira série do ensino fundamental na escola Municipal doutor Moacir do Amaral, no centro de Cosmópolis.
Eduarda diz que há dois dias não pôde levar seu filho para a escola pois foi informada que o ônibus, que ele aguarda no bairro, não iria atender o bairro. “A escola ligou falando que não teria ônibus ontem. E que isso era por tempo indeterminado e foi isso que me passaram por meio de uma ligação”, disse a mãe do aluno que ainda foi informada do motivo da não prestação de serviços.
“Que os ônibus estavam danificado, quebrado e que não teria condições… e realmente ele estava no ponto e ele [o ônibus] estava atrasado. Qual o motivo? O ônibus quebrou no meio do caminho…”, disse Eduarda que isso acontecia no ano de 2021 e que neste ano foi uma vez e nestes dias sem ônibus.

Além da criança de 8 anos, Eduarda tem outro filho que estuda em uma escola infantil no bairro. Ela conta que não possui nenhuma condução para levar o filho na escola que fica na região central da cidade, há 2 quilômetros de caminhada tendo que atravessar a rodovia. E no mesmo horário tem de levar o outro filho para a escola. “Não tenho como levar um e deixar o outro ou levar os dois de uma só vez”, lembra a mãe que indaga “Ficaram dois anos parados, não teria condições de consertar?”

Dificuldade com elevador para deficientes

Do outro lado da cidade há uma mãe que o problema é bem parecido. Abadia de Carvalho é mãe de uma aluna que estuda na Associação de Pais e Amigos do Excepcionais, a Apae. Para que a filha dela, que tem 32 anos de idade, se locomover, é necessário que o veículo seja adaptado.

A filha da dona de casa faz uso de cadeiras de rodas e para se locomover para a escola, diariamente, necessita de um ônibus adaptado com elevador para o embarque.
Mas ela diz que há um mês não pode contar com o veículo que é de responsabilidade da Prefeitura de Cosmópolis. De acordo com Abadia, o ônibus está com o elevador para cadeirantes quebrado.

A filha, que possui paralisia cerebral, teria que estudar de segunda a sexta-feira na Apae, porém, agora só pode ir três vezes na semana quando o ônibus da instituição, que possui elevador, pode ir buscar a jovem em sua casa que fica no Jardim Primavera, região do bairro Colibris.
“Simplesmente no dia 18 [de fevereiro] um ônibus já estava com uma parte do elevador não funcionando direito mesmo assim a motorista, de bom grado, a levou. Porém a tarde não estava funcionando mais. A prefeitura não nos dá um respaldo em nada, um resposta… o que a gente sabe é que temos o contato da motorista que nos passa a situação do veículo”, desabafa Abadia.
“Até agora nós não temos nada. Quando vai arrumar. Desta forma sempre fico dependendo da Apae. Se o ônibus da Apae não vem, ela fica em casa”.

Problema também na zona rural

Na zona rural de Cosmópolis, a doméstica Ana Alice Gomes Ribeiro reclama da falta de transporte. Ela é moradora do bairro Campos Salles, que fica as margens da rodovia SP-332.
O filho de Ana, assim como de diversos cosmopolenses, estão sem ônibus para o levar da zona rural da cidade até a escola.
“É difícil para nós, os pais que tem que trabalhar. Difícil levar os filhos na escola, buscar os filhos na escola todos os dias e os horários de serviço não batem com o horário da escola. Se tornou um transtorno muito grande para a gente”, diz Ana que lembra que sua casa fica longe da unidade escolar de seu filho e que teme ter que deixá-lo ir sozinho para estudar.

Outro lado

O Portal Cosmopolense entrou em contato com a Secretaria de Educação de Cosmópolis querendo informações sobre as reclamações de pais de alunos das escolas municipais.
Por meio de nota, a Prefeitura de Cosmópolis disse que o veículo, no singular, encontrava-se em manutenção. De acordo com a nota, enviada ao Portal Cosmopolense pela Secretaria de Comunicação e Governo, o problema foi resolvido.
Porém, a Prefeitura de Cosmópolis disse que sobre o ônibus que atende os alunos da Apae, a informação relatada pela munícipe não procede.

Confira a nota na íntegra:
“O veículo encontrava-se em manutenção durante dois dias, porém na data de hoje, 9 de março, o problema foi sanado e as rotas voltaram a funcionar normalmente. Em relação ao ônibus da Apae, essa informação não procede”.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.