10/04/2020

Padre de Cosmópolis explica significado da ‘Sexta-Feira Santa’ para os católicos

Nesta sexta-feira não haverá celebração com a presença dos fiéis, porém a transmissão acontecerá pelas redes sociais

Da redação

A ‘Sexta-Feira Santa’ é uma das mais importantes datas no calendário litúrgico para os católicos. Neste ano de 2020, diferente de outros anos, não acontecerá as tradicionais ‘via-sacras’, a celebração de adoração à cruz e também a procissão com a imagem de Jesus Cristo depois de crucificado e retirado da cruz com a presença dos fiéis.
Os católicos de Cosmópolis terão que acompanhar via internet, pelas redes sociais das paróquias.

‘A Sexta-feira Santa é um dia de silêncio e oração’, diz o padre Diego Humeniuk, da Paróquia de Santa Gertrudes que nos explicou as tradições católicas por trás do dia em que relembra da morte de Jesus Cristo, segundo a Bíblia Sagrada.

O padre explica que os últimos três dias que antecedem a páscoa são de reflexão e lembrança aos últimos três dias de vida de Jesus Cristo. Chamado pelos católicos de Tríduo Pascal, na quinta-feira é realizada a celebração da implantação da eucaristia – o momento em que Cristo lava os pés de seus discípulos instantes antes da última ceia (mostrando a caridade e do servir ao próximo) quando é detido pelos soldados romanos, de acordo com a bíblia sagrada. “A Igreja ensina que em três dias acontece uma única celebração, começando na quinta-feira santa até o sábado santo”, alega Diego.

Sobre a ‘Sexta-feira Santa’, padre Diego diz que a igreja comemora o ‘mistério da morte de Cristo’. “A igreja se silencia, a igreja se coloca em oração… e a igreja contempla o grande mistério da morte de Cristo”, explica o padre.

Padre Diego explica que para a fé católica, e cristã de um modo geral, Deus envia seu filho à Terra e entrega ele à morte para salvar toda a humanidade. Segundo ele, esta atitude divina é de amor a todos seus filhos, ou, a todos seres humanos. “Sexta-feira é dia de silêncio, oração em contemplação, e dia de sentir o amor de Deus por nós em seu filho Jesus Cristo que se doa totalmente, obediente à vontade do Pai, morre na cruz por todos nós”, ensina Diego.

Diego ainda explica que os cristãos católicos não comemoram a morte de Cristo, e sim comemoram a ressurreição de Jesus.”Para nós cristãos católicos, a morte de Jesus Cristo só tem sentido se enxergarmos a sua ressurreição. Não comemoramos um Deus morto, nós comemoramos um Deus que morre por nós, mas que vence a morte e ressuscita dando sentido à nossa fé, e nos dando vida nova que é a certeza da vida eterna que nós queremos alcançar quando chegar a nossa hora”, diz o Padre.

Sobre a celebração da morte de Cristo na Sexta-Feira Santa, o padre diz que o horário das 15 horas – que vem de uma tradição bíblica onde se diz que é realmente o horário em que Cristo morreu na cruz – acontece há mais de 2 mil anos. Neste dia não há missas em todas as igrejas católicas no mundo. Como é chamado pelos padres e bispos da Igreja, a Ação Litúrgica de Paixão do Senhor, não há a consagração da eucaristia, por isso não se trata de uma missa.

Para os católicos de Cosmópolis, a celebração da Paixão de Cristo, será transmitida ao vivo pelas redes sociais como o Instagram e o Facebook.

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.