20/06/2019

Padre de Cosmópolis explica a história por trás da celebração católica

Corpus Christi: Um milagre eucarístico no ano 700 deu origem, bem mais tarde, à tradição católica de se fazer tapetes com serragem e outros objetos nas ruas da cidade

Da redação

Em 755 anos, a Igreja Católica mundial comemora o dia de Corpus Christi. Uma comemoração que começou com uma dúvida que se transformou em milagre em uma pequena cidade da Itália. Mas, o que é o dia de Corpus Christi para os católicos? O porquê da confecção dos tapetes para as procissões? E quais o significados das ilustrações que contém nestes grandes tapetes de pó de serra e outros objetos?

O padre Tiago Moreira da Silva, da Paróquia São Benedito em Cosmópolis explicou o significado da celebração dos católicos e do feriado desta quinta-feira (20). Segundo o pároco, para os católicos o dia é mais do que um feriado. Para eles, a data tem uma comemoração especial e tem por objetivo honrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo. Daí o significado do nome, em Latim, Corpus Christi.

A celebração foi instituída em 1264 pelo papa Urbano IV e há uma história no mínimo interessante de um milagre atribuído à data. O sacerdote lembra que por volta do ano 700, um padre italiano – embora celebrasse a consagração do Corpo e Sangue de Cristo em todas as missas que presidia – estava em dúvidas sobre a ‘presença real de Jesus Cristo na eucaristia’.

“E num dia normal, celebrando a eucaristia – a missa – milagrosamente começaram a brotar gotas de sangue da hóstia. E este foi o milagre eucarístico que nós chamamos. Uma forma de Cristo provar a ele e a toda igreja que de fato ele está presente no sacramento da eucaristia”, relata o padre Tiago.

Após o milagre acontecer em Lanciano, pequena cidade italiana, o padre e o povo que assistia a missa foram até a cidade de Orvietto encontrar com o papa, na residência oficial dele, que proferiu em latim: ‘Corpus Christi‘ (Corpo de Cristo). A cerca do milagre da época, muitos estudiosos realizaram análise do pedaço de carne que se tornou a hóstia. Segundo o pároco, os estudos apontaram que o pedaço de carne proveniente do milagre, seria de um coração humano.

“Na tradição católica dizemos que, a eucaristia é de fato este coração, o sangue de Jesus, que derrama de amor por nós e que se dá por amor a nós e nos alimenta com sua própria carne e seu próprio sangue”, argumenta. O papa Urbano IV instituiu a comemoração da eucaristia em uma data móvel na quinta-feira após o domingo da celebração da Santíssima Trindade.

A tradição do tapete

Muitos católicos acordam cedo, às vezes nas madrugadas, para confeccionar o tapete de Corpus Christi. Muito tradicional em Cosmópolis, os tapetes servem para dar passagem ao padre que utiliza o reluzente ‘Ostensório’ com uma hóstia dentro que para a doutrina católica, é o corpo de Jesus Cristo.

Com uso de muita serragem, pó de café, tampas de garrafas pintadas com tinta automotiva, os católicos enfeitam as ruas das cidades, e dos bairros, com ilustrações com símbolos católicos e de seus respectivos trabalhos pastorais ou assistenciais dentro da Igreja.

“O tapete é uma forma de nós honrarmos a Jesus. Uma forma de prestarmos uma homenagem para ele e também uma manifestação pública de nossa fé. Uma vez que os tapetes possuem motivos religiosos. Honrar a Jesus que passa pelo tapete”.

Na paróquia São Benedito, no Jardim Beto Spana, o padre realizará a missa às 8 horas da manhã e após a missa haverá a procissão de Corpus Christi. Durante a procissão, o padre – com o uso do ‘Ostensório’ (um objeto de metal dourado que condiciona e exibe o ‘corpo de Cristo’) – passa pelas ruas em cima do tapete. Os fiéis o acompanha até a volta para o templo religioso para encerrar uma oração com a eucaristia.

Na madrugada de hoje, o padre disse que mais de 100 pessoas, membros da comunidade católica de São Benedito, ajudaram a confeccionar o tapete, que terá mais de 1 quilômetro de extensão. Muita serragem tingida de várias cores, pó de café usado e cascas de ovo de galinha trituradas, serão parte dos produtos utilizados no tapete. Tudo doado durante meses pelos fiéis que levavam às missas para a data de hoje (20).

Leia mais

Confira a programação de Corpus Christi em Cosmópolis

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.