09/01/2020

Paciente no Centro Cirúrgico tem cirurgia cancelada por falta de gás em Hospital de Cosmópolis

Paciente alega que hospital cancelou a cirurgia por não dispor de equipamento necessário

Henrique Oliveira

Morador de Artur Nogueira, o aposentado Denisar Franco registrou um Boletim de Ocorrência (BO) contra a Santa Casa de Misericórdia de Cosmópolis nesta segunda-feira (06) na Delegacia de Polícia da cidade.

De acordo com o BO, o paciente seria submetido à uma cirurgia no dia 04 de dezembro no Centro Cirúrgico da Santa Casa de Cosmópolis de ‘artroplastia do quadril esquerdo’. Esta, no entanto, não foi realizada por falta de instrumento cirúrgico.

A cirurgia eletiva,  que seria realizada pelo convênio médico, estava dentro das condições de Denisar. No documento ele diz que tomou todas as providências de cuidados médicos para que fosse realizada a cirurgia e que contava com a aprovação do plano de saúde.

No dia 03, já pela manhã, o paciente compareceu ao hospital para realizar a coleta ao banco de sangue. Às 19 horas foi internado para que, no dia seguinte, fosse submetido ao procedimento cirúrgico.

De acordo com o documento, o paciente narra que antes da cirurgia, já na mesa do procedimento prestes a receber a anestesia, ouviu que o médico estava indignado com  a falta de gás nitrogênio, utilizado no equipamento de perfuração e na serra cirúrgica. Denisar narrou ainda que no local haviam dois cilindros, contudo, ambos estavam vazios.

“Eu estava sentado na mesa de cirurgia conversando com o médico, até com super bom humor, quando ouço meu médico gritando que ele iria cancelar a cirurgia e que a infraestrutura era de responsabilidade do hospital”, alega Denisar.

Assim que registrou o BO, Denisar falou com nossa reportagem. O aposentado estava utilizando uma muleta e mostrava dificuldades em caminhar.  Ele relatou que escolheu a Santa Casa de Misericórdia de Cosmópolis pelo fato da instituição médica possuir uma Unidade de Terapia Intensiva, UTI. Denisar disse que esperou da administração da Santa Casa uma resposta sobre o ocorrido. Ele alega que ninguém o procurou após.

Denisar voltou ao leito hospitalar e lhe foi informado que estaria liberado. O aposentado informou aos enfermeiros que não estava preparado para voltar à sua residência, na zona rural de Artur Nogueira (SP).

Foi quando um funcionário da Santa Casa cedeu o seu carro particular para levá-lo de volta à residência, informou no BO. Revoltado, o paciente disse que planejou esta cirurgia com a esposa para que ela, de férias, pudesse ajudá-lo no pós cirúrgico. Porém agora não contará com a ajuda da esposa na recuperação, visto que ela voltará a trabalhar.

Denisar confirmou que realizará a cirurgia no Hospital Bom Samaritano em Artur Nogueira e que moverá uma ação indenizatória na Justiça contra a Santa Casa cosmopolense.

O Portal Cosmopolense entrou em contato com a direção da Santa Casa de Misericórdia de Cosmópolis, via e-mail, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos resposta.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.