05/03/2021

“Nós não vamos fechar o comércio em Cosmópolis”, diz Felisbino sobre a Fase Vermelha

Ao contrário de algumas recomendações estaduais e comparando com outras cidades, Prefeito diz que comércio cosmopolense não gera aglomeração


Da redação

O prefeito de Cosmópolis, Junior Felisbino (PP), disse que não fechará o comércio da cidade durante a Fase Vermelha do Plano São Paulo. A declaração foi feita durante uma entrevista coletiva realizada pelo chefe do executivo municipal no gabinete da Prefeitura na tarde desta quinta-feira (4).

Iniciando sua fala citando as recomendações do Plano São Paulo, na fase vermelha, proposta pelo Governo do Estado, o Prefeito disse que a cidade seguirá o plano estadual ‘com uma certa flexibilização’. Ou seja, a cidade não adotará integralmente as regras do plano que restringe a abertura de comércios considerados não-essenciais, como lojas de ruas, shoppings e concessionárias de veículos, por exemplo.

“Então o nosso Plano São Paulo será de maneira flexibilizada”, se pronuncia o prefeito sobre as medidas que serão adotadas na cidade. Felisbino diz que a sua decisão adota medidas condizentes com a ‘peculiaridade’ do município; e compara a cidade com outras grandes cidades, como Campinas (SP) e a capital.

Para o prefeito, as aglomerações vistas em ruas de grandes centros não acontecem na região central de Cosmópolis. “Esta aglomeração a gente não vê na cidade de Cosmópolis[…] O que diferencia, por exemplo, o cidadão cosmopolense de entrar em um supermercado cheio de gente, ou entrar em uma loja [cita um comércio da cidade] que está aqui do lado? Se ali na loja eu acho que vai ter uma aglomeração menor de pessoas?”, diz Junior alegando que não concorda com a classificação de comércios essenciais feito pelo Governo de São Paulo.


Indagado, o prefeito sugere aos comerciantes que adotem as recomendações sanitárias para com sua clientela. Que todos façam uso de álcool em gel, uso de máscaras e também o distanciamento; “O que a gente não pode admitir é lotação… o que eu posso falar do comércio se o ônibus está lotado? O que eu posso falar do comércio se o campo de futebol está cheio de gente? Não dá pra ser dois pesos, e duas medidas?”, alega Junior citando que 80% da população cosmpolense trabalha no comércio.

Ao contrário do que se recomenda o governo de São Paulo, lojas de ruas, academias, bares, restaurantes e lanchonetes de Cosmópolis seguirão abertos na cidade após a meia noite deste sábado. Data esta escolhida pelo Governador João Doria para dar início à fase vermelha.


Bares , restaurantes e lanchonetes

A recomendação estadual, diante da fase vermelha, é que bares, lanchonetes e restaurantes fechem e atenda seus clientes no sistema ‘drive-thru’, em entregas domiciliares e também com a retirada de encomendas no balcão, proibindo o consumo de alimentos no interior dos estabelecimentos.
Em Cosmópolis, de acordo com o Prefeito, estes comércios serão abertos e deverão fechar suas portas às 20 horas.
“Às 20 horas é o que diz o Estado, e nós temos que cumprir o que diz decreto do Estado. Acho que não vamos penalizar tanta gente assim se fecharmos às 20 horas”, dizendo que a fiscalização destes comércios ficará a cargo do Estado e da vigilância sanitária.

Felisbino também revelou que realizou uma reunião com membros da Guarda Municipal e representantes da Polícia Militar e que a recomendação aos GM´s é de orientação aos comerciantes. “O Estado que vê a parte da Polícia Militar, mas tenho certeza que a Polícia Militar também vai orientar”.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.